Hoje pela manhã durante o Fórum de eCommerce da Rakuten, o diretor do IBOPE mostrou dados que mostram que em média 5% das pessoas que compram no e-commerce buscam informações sobre produtos e empresas no RECLAME AQUI antes de comprar o produto ou serviço.
O RECLAME AQUI é um tabu para muita gente. Muitos consideram o RECLAME AQUI como uma ferramenta que joga contra a empresa.
Engano.
Nós estamos na era da autenticidade. Os clientes vão desconfiar cada vez mais das pessoas e das empresas que não tem defeitos.
Ter defeito faz parte do jogo.
Pisar na bola é aceitável.
O que não é aceitável é pisar na bola e jogar a culpa no cliente ou não resolver o problema.
É importante estar no RECLAME AQUI no sentido de mostrar que você errou, foi atrás, corrigiu o erro rapidamente, e ainda transformou o cliente que estava reclamando em fã da empresa.
Estamos na era da autenticidade. Os clientes vão desconfiar cada vez mais das pessoas que não tem defeitos. Ter defeito faz parte do jogo. Pisar na bola é aceitável. O que não é aceitável é pisar na bola e jogar a culpa no cliente ou não resolver. É importante estar no RECLAME AQUI no sentido de mostrar que você errou, foi atrás, corrigiu o erro rapidamente, e ainda transformou o cliente que estava reclamando em fã da empresa.
Outra coisa, esconder os problemas não resolve nada para você. A pessoa com o problema vai fazer boca-a-boca negativo sobre você em locais que você não tem controle. Por exemplo, se a pessoa resolver falar mal de você no seu perfil da Facebook, você não poderá fazer nada. AGORA, se você tiver um canal oficial social e público da empresa, você estará sempre no controle da situação.
Por essas e outras, a sua empresa PRECISA estar no RECLAME AQUI!
Via RSS de BizRevolution. Um Novo Olhar Sobre As Mesmas Coisas.
Leia em BizRevolution. Um Novo Olhar Sobre As Mesmas Coisas.