Quais são os objetivos de marketing de conteúdo que um blog precisa cumprir, e o que podemos aprender com isso?
Na internet, nosso público é uma comunidade que engloba uma série de pessoas com as suas áreas de atuação e níveis de conhecimento.
Um blog é uma oportunidade de criar uma marca fornecendo artigos voltados para a formação dos profissionais que a sua área atua, e com isso, talvez talvez inspirar algumas pessoas com conhecimento útil.
Com isso, uma empresa vai ganhando a sua reputação e a confiança das pessoas.
Acima de tudo, a qualidade do conteúdo
A qualidade do conteúdo precisa ser tratada com o devido cuidado. Isso porque nenhuma métrica será atingida se nós não produzirmos coisas que realmente façam a diferença para as pessoas.
Precisamos nos distanciar a cada mais mais de todo o lixo que é produzido na websfera, porque quando produzimos coisas que acabam fazendo com que as pessoas parem o que estão fazendo para prestar atenção na nossa marca, estamos encontrando um oceano azul no mar de conteúdo.
E acredite, isso não é tarefa fácil. A qualidade do conteúdo precisa andar de mãos dadas com a consistência daquilo que entegamos ao nosso público.
As métricas de conteúdo que todos os editores precisam prestar atenção
As métricas mais comuns em todo o departamento de edição de contéudo geralmente são:
- Visitantes únicos.
- Pagevies por visitante.
- Pageviews no website.
- Tempo de permanência no website.
- Compartilhamento social.
- Taxa de rejeição.
- Cliques em anúncios.
- Número de comentários.
O que a sua empresa quer medir?
É claro que todos os indicadores acima precisam ser medidos. Além disso, ainda podemos incluir entre essas métricas mais dois indicadores importantes: o SEO e o link building.
Métricas de tráfego nos ajudam a decidir quais questões os leitores acham interessante. Podemos monitorá-las e reaproveitar o conteúdo que tem mais acesso e mais participação das pessoas, além de utilizar o tema como gancho para outras matérias.
Além disso, quanto maior a participação das pessoas em um determinado artigo e conteúdo específico, maior se mostra a preocupação e interesse das pessoas com isso.
#1. Os pageviews
Quanto maior a quantidade de pageviews melhor, não é mesmo?
Nem sempre. Do que adianta ter milhões de visualizações de página em um determinado artigo se a taxa de rejeição é imensa nesse artigo. Isso mostra que as pessoas estão interessadas não no seu conteúdo, e sim que foram pegas por alguma isca que tinha no seu conteúdo.
O que um website precisa levar em conta é que um conteúdo precisa ser a porta de entrada para outros conteúdos dentro de um blog. Por esse motivo, as visualizações de página são muito importantes. Mas, essa métrica precisa ser avaliada conjuntamente com outras métricas, como a taxa de rejeição e a taxa de permanência na página.
Um artigo com 100 mil visualizações é ótimo. Mas para a sua empresa, melhor ainda é um artigo com mil visualizações em que o usuário depois foi levado a mais conteúdo e a baixar materiais educativos sobre você (como relatórios, e-books, infográficos e etc.).
Algumas coisas vão funcionar, enquanto outros tipos de conteúdo não vão funcionar. O importante é aprende as lições.
#2. As ligações de entrada
Uma métrica que não mencionada nas métricas de grande parte dos editores de conteúdo, foram os links gerados pelos conteúdos. Isso não é algo que precise ser medido meticulosamente, mas é muito gratificante ver as mensagens criando referências.
E, acima de tudo, aprender um pouco com isso.
Geralmente isso não tem muito a ver com a popularidade de um artigo, ou conteúdo específico. Isso porque um conteúdo altamente disseminado e espalhado pela internet pode ter poucas ligações de sites de terceiro.
Não existe uma receita para a criação de um artigo que seja linkado em outros veículos. O que pode-se perceber é que os artigos mais referenciados por outros veículos são os mais oportunos.
#3. Taxa de permanência
Quando as pessoas chegam à nossa página, nós não esperamos que ela vá embora logo. A presença dela e o interesse pelo que produzimos é muito importante (não apenas para o SEO).
A maneira mais utilizada para fazer isso é criar links internos – ligações para outros artigos dentro da sua própria página.
A Econsultancy, em pesquisa realizada conseguiu apurar que 69% dos editores de marketing de conteúdo usam os links internos para aumentarem a taxa de permanência em seus sites.
Esse tipo de links pode ser feito manualmente no corpo do texto, ou com algum plugin para artigos relacionados que apontam outros artigos que têm a ver com o tema em questão.
Todas as duas alternativas são aconselháveis e, dão mais resultado quando trabalhadas em conjunto.
#4. As taxas de rejeição
As taxas de rejeição são um indicador que nos mostra se as pessoas estão se interessando em continuar na nossa página ou não.
As pessoas, quando se interessam pelo conteúdo tendem a continuar no website e ir explorando outros artigos e informações sobre você.
A melhor maneira de observar isso é prestar atenção no resumo de navegação do Analytics, para ver aonde os posts estão levando os usuários.
Quando um conteúdo é útil ao leitor, ele tende a buscar mais informações relacionadas pelo seu website.
#5. O compartilhamento social
A grande sacada do compartilhamento através das redes sociais é produzir um conteúdo que faça as pessoas quererem compartilhar para os seus contatos.
Um bom exemplo é usarmos listas. O conteúdo baseado em listas é tornar o conteúdo atraente para os leitores e útil para responder os problemas que nos propomos.
O to-do list é a melhor maneira de responder rapidamente ao leitor como solucionar um problema, ou melhorar alguma coisa.
Além disso, é essencial utilizar os outros recursos a seu favor: uma imagem legal – que vai aparecer no Facebook quando as pessoas curtirem –, o título (que precisa ser atraente e respeitar os 140 caracteres do Twitter) são outros fatores que precisam ser levados em conta.
#6. O tempo das mensagens
O dia da publicação de um artigo é de grande importância para o seu sucesso. Quando o conteúdo é publicado em um bom dia e um bom horário, as suas chances de compartilhamento e de pessoas lendo o que você produziu são muito maiores.
O que sabemos é que no Brasil, as segundas e sextas são dias mais frios para a publicação de conteúdo e que, no Facebook, por exemplo, as noites são o grande horário nobre – principalmente nas noites de quita, enquanto no Twitter, a faixa nobre é a parte da manhã.
Sendo assim, o dia e o horário de publicação de um post interfere diretamente em seu sucesso.
E agora, o que fazer com essas informações?
Reunir esses dados pode ajudar muito no desempenho do seu trabalho de marketing de conteúdo, mas o mais importante de tudo é entender em que eles influenciam no seu desempenho e como podem ajudar a sua empresa.
Sendo assim, utilize essas métricas para:
· Permitir que os produtores de conteúdo saibam qual tipo de conteúdo funciona.
· Identificar conteúdo de interesse para a comunidade de leitores.
· Melhorar a participação e o compartilhamento através das redes sociais.
· Encontrar maneiras de fazer com que os leitores permaneçam no seu website por mais tempo.
· Melhorar a classificação do seu website.
Essa é a melhor maneira de fazer com que as métricas sejam utilizadas no aprimoramento e na melhoria da sua estratégia de marketing de conteúdo.
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Este artigo foi inspirado pelo “Wich content marketing metrics are valuable for Econsultancy?”, da Econsultancy.
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