Aracaju – Um grupo formado por sete agricultores familiares beneficiados pelo Programa de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais) participa até domingo (25) da VIII Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária (Fenafra) Brasil Rural Contemporâneo, no Rio de Janeiro. Os produtores rurais – dos municípios de Boquim, Moita Bonita, Divina Pastora, Canindé do São Francisco, Estância e Nossa Senhora do Socorro – estão acompanhados de dois técnicos do Sebrae em Sergipe.
A feira reúne mais de 600 expositores de todo o país e tem como objetivos a apresentação de produtos da agricultura familiar e a realização de novos negócios. A programação inclui palestras, oficinas, painéis e debates sobre agricultura familiar, sustentabilidade, reforma agrária e produção de alimentos orgânicos.
A expectativa dos organizadores é que a Feira consiga atrair cerca de 150 mil pessoas e movimente mais de R$ 15 milhões. Uma das novidades da edição deste ano é o espaço Talentos do Brasil Rural, organizado pelo Sebrae e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), destinado à promoção de encontros de negócios entre empresários e produtores rurais.
“Estamos buscando oferecer aos agricultores sergipanos uma oportunidade de trocar informações com outros empreendedores rurais e conhecer as novas tecnologias do setor, de forma que esses conhecimentos possam ser utilizados para dinamizar a produção no estado”, explica a analista do Sebrae em Sergipe e coordenadora do programa Pais no estado, Adriana Cunha Vaz.
O Pais é desenvolvido pelo Sebrae, Fundação Banco do Brasil e Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Além de oferecer uma alternativa de trabalho e renda para a agricultura familiar, busca garantir o respeito ao meio ambiente e aos hábitos e costumes da população, utilizando técnicas que já são conhecidas no meio rural.
A ideia é produzir alimentos sem o uso de qualquer tipo de agrotóxicos, aliando a criação de animais à produção vegetal, preservando a qualidade do solo e das fontes de água, além de incentivar o associativismo. A iniciativa já beneficia 405 agricultores em Sergipe.
Serviço:
Sebrae em Sergipe (79) 2106.7758
www.se.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias