Essa semana terminou a restauração de um verdadeiro fóssil da tecnologia. Ele se chama “WITCH” e trata-se do computador mais antigo do mundo, construído originalmente em 1951 com o objetivo de ajudar em pesquisas nucleares. A restauração começou em meados de setembro de 2009, custou por volta de 112,5 mil libras (R$ 375 mil) em peças e apenas esse mês foi concluída.
Essa semana o computador foi religado pela primeira vez desde sua desativação e desmanche em 1997, quando o museu onde ele estava foi fechado. O seu funcionamento é bem simples: um programa é inserido em papel furado, processado pelo computador e o resultado é impresso numa espécie de máquina de escrever. Abaixo está um vídeo que mostra ele funcionando.
Originalmente chamado de THe Harwell Computer, foi apenas em 1957 que ele foi rebatizado de WITCH. A sigla, que em português significa Bruxa, é de Wolverhampton Instrument for Teaching Computing from Harwell, sendo que o primeiro nome é o da universidade onde ele ficou a partir daquele ano. Atualmente ele está no Museu da Computação Nacional do Reino Unido.
Para quem entende o complicado inglês britânico, a BBC News tem uma reportagem mais completa sobre o WITCH que pode ser assistida aqui.
Veja o computador mais antigo do mundo dar boot