A simplicidade é a grande chave para fazer com que seu conteúdo seja relevante e útil para os leitores
Ray Kroc era famoso pelo “beijo”, o símbolo que aplicava em todas as suas obras. O que isso significa: mantenha tudo estupidamente simples.
Os grandes artistas – e entre eles os produtores de conteúdo – a simplicidade precisa ser um mantra. Porém é comum ainda que a simplicidade seja completamente ignorada quando o negócio é conteúdo.
O conteúdo precisa ser de fácil leitura. Assim como um artigo de revista e uma notícia. Então por que seria diferente com blogs?
O papel dos blogs é educar e entreter os leitores e por isso é essencial levar o leitor em conta. E é preciso sempre entender que os blogs não são uma dissertação de mestrado e muito menos precisa passar a imagem de algo inacessível a quem lê.
Algumas pessoas não levam os blogs a sério. Mas eles devem ser levados muito a sério. Até a imprensa já utiliza blogueiros como fonte e temos, no Brasil, alguns blogs como os principais canais de informação.
Fora os blogs de comédia que já estão entre os maiores sites do país. Portanto, se você acredita que os blogs não têm credibilidade, repense os seus conceitos.
Outras pessoas acreditam que não podem ter um blog. Isso é uma completa mentira. Que tal escrever o que vier à mente e depois editar e aperfeiçoar? É o mesmo conselho que é dado às crianças quando se deparam com uma folha em branco na escola.
Ao escrever um blog, tenha em mente que você precisa escrever conteúdo que permitam a você educar os seus clientes e leitores, e por isso não adianta utilizar clichês nem palavras para impressionar a audiência.
7 ideias para manter a produção de conteúdo do seu blog simples
#1. Quem
Defina o seu público antes de começar a escrever qualquer coisa. É preciso se certificar de que o que você irá dizer é relevante para as pessoas que estão acompanhando você, se não tudo que você estiver fazendo será por uma causa perdida.
#2. O que
Planeje o conteúdo de seu blog. Elabore um calendário. Quem vai estar à frente dos blogs? Que tipo de pesquisa essas pessoas vão fazer? Quais temas vão cobrir?
#3. Quando
Descubra com antecedência quando postar as coisas. Se você quer que o seu conteúdo faça sucesso pela internet, é preciso colocar um pouco de estratégia nele.
De acordo com Dan Zarella, do HubSpot, as pessoas lêm blogs no início da manhã e elas costumam ler mais de um. Depois de postar atualize seus canais nas mídias sociais para alertar os leitores que não estão inscritos no RSS do seu blog.
#4. Por que
Pode até parecer óbvio para quem produz o conteúdo, mas é preciso definir a razão pela qual você está fazendo o conteúdo.
Obviamente você quer um ROI, mas quais os objetivos específicos? Você quer criar uma reputação da marca, uma comunidade em torno do que faz?
Por que você quer atingir esse público em específico? O que vai ganhar ocm isso?
#5. Como
Escolha os seus temas com base em tendências, notícias, experiências próprias e ideias. Mantenha a consistência.
Não seja óbvio demais. Se o seu blog é um canal de marketing gritante e publicitoso, as pessoas vão pegar. Torne-o menos óbvio. O papel do conteúdo não é fazer com que as pessoas sejam influenciadas a comprar de você.
Conteúdo serve para educar.
A decisão de compra surge quando as pessoas percebem através do conteúdo como você sabe das coisas.
#6. Título
O título não tem, nem deve, ser um resumo completo do seu conteúdo, mas deve ser sempre incluir uma palavra chave. Seu título precisa chamar o leitor a pensar sobre o que você vai falar – e até mesmo a criar uma expectativa sobre o que será dito.
Além disso, é preciso não enrolar o leitor. É preciso ser direto no título porque o leitor clicou no seu artigo pela promessa do título.
Nunca faça do seu título uma armadilha. Isso vai afastar os leitores cada dia mais.
#7. To-do lists
As pessoas adoram listas. E eu vou sempre dizer isso. E dizem que se o número for quebrado – e não múltiplos de 5 ou 10 -, mais ainda as pessoas estão propensas a acreditar. Um título como “10 razões para fazer um blog”, pode ser um exagero, mas “7 dicas para manter o seu conteúdo simples”, parece bem mais verdadeiro.
Mãos à obra
Agora que você já está orientado, parta para a produção de conteúdo que seja relevante para a sua audiência e clientes. Quando você faz isso, os leitores vão lhe agradecer por dar-lhes o que eles estavam precisando com simplicidade e direto ao ponto.
Lembre-se que os leitores estão procurando simplicidade de maneira útil e com planejamento adequado. Por isso, sempre preze pela simplicidade.
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Este artigo foi adaptado do original, “Content Marketing: 7 Ideas to Keep Blog Writing Simple”, do Kuno Creative.
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