Depois de passar por São Paulo, Porto Alegre e até São Francisco na California, o youPIX chegou chegando ao Rio de Janeiro pra fechar o ano em um galpão muito lindo e bem grandão que acomodou o evento nos dias 10 e 11 de dezembro e fez a internet arrumar as malas e desembarar em solo carioca.
Só pra ficar dentro da gíria carioca do momento, o evento tava ~milgrau~ e o público de quase 5 mil pessoas enfrentou o calorão pra usar e abusar das webcelebridades, conferir mais de 60 horas de conteúdo espalhadas por 5 palcos e espaços, tomar cerveja gelada, pegar brindes maneiros, sensualizar e discutir sobre web.
Quem perdeu pode assistir à todas as atividades que rolaram no palcão principal na playlist abaixo. o/
Pra ver o que rolou nos outros palcos, dá uma chegada aqui nesse resumão.
O YOUPIX RIO EM NÚMEROS
# Cerca de 4600 pessoas foram ao Centro Cultural Ação Cidadania
# Foram mais de 100 palestrantes espalhados em 5 palcos
# Os participantes puderam acompanhar mais 60 horas de conteúdo
# Os 4600 participantes perderam 48948 litros de suor ao longo dos dois dias
# Mais de 3700 fotos foram tiradas, a maioria postada no Instagram
# De acordo com o Topsy Pro, foram mais de 9 mil tuites mencionando o youPIX ao longo do evento
# Erik Gustavo demorou 3 horas pra atender a fila de fãs querendo tirar foto com Marcelinho
# Os nerds puderam desfrutrar de mais de 2000 Heinekens geladas e 2000 Pepsi’s
# No total, a Fiat imprimiu mais de 600 fotos do Instagram em tempo real
# Foram distribuidos mais de 1000 bottons meméticos pra galera
# Foram abertas quase 300 lojas no Magazine Você
# Aproximadamente 69 mortes ocorreram durante as sessões de gameplay
# Judson Laipply, nossa atração internacional, dançou durante épicos 7:29 minutos sem parar
A agenda do evento trouxe atividades das mais variadas possíveis e é meio que a materialização exata do que rola na internet e nos nossos navegadores: um caos organizado, uma mistura entre debates bem sérios – sobre assuntos como Marco Civil da Internet, empreendedorismo digital, direito autoral, privacidade e redes sociais, ciberativismo, produção de contéudo – , e momentos absurdos e divertidos – leitura de contos eróticos, gameplay, luta de nerds (só faltou o gel), retrospectiva da web, humor, exposição de fotos do Marcelo Adnet e afins.
Os debates e palestras rolavam todos ao mesmo tempo nos 5 espaços de conteúdo e o público se espalhou pra ver aquilo que mais interessava ou, não querendo participar de nenhum palco, se jogava nos diversos stands dos patrocinadores (<3) que distribuiram brindes maneiríssimos pra todos.
Além das atividades dos palcos, um outro espaço exclusivo do youPIX RIO despontou como favorito: a área do Le Pufes, onde rolavam umas desconferências de comunidades específicas da internet.
Teve encontro de blogs de moda (com gurias fofas que falaram sobre o impacto da web na indústria fashion), de seriemaníacos (que trocaram spoilers e ansiedade pras próximas temporadas das séries favoritas), de podcasters (que discutiram a profissionalização), de gamers (que não fizeram nada além de jogar, claro) e da galera do Instagram (recepcionados por André Galhardo do @Rio365).
Além desses meet ups, o Le Pufes também recebeu o lançamento d’A Cruz de Jenuário, livro da @NataliaPorra rolando com exclusividade no youPIX e uma sessão de autógrafos que durou 3 horas (!!!!onze!!) com Fabio Yabu e Eduardo Spohr.
E pra não dizer que não estamos aqui incentivando a criatividade da galera, duas premiações deram destaque para talentos consagrados e os novos talentos da Internet brasileira: o Melhores da Twittosfera (veja aqui quem venceu) e o Content Talent Show, que foi uma verdadeira aula de conteúdo pra quem tava presente. o/
WEBCELEBRIDADES E TIETAGEM SUADA
Conteúdo é importante, mas uma das coisas mais legais do evento é poder encontrar a internet fora da internet e ter a oportunidade da tietagem com os maiores da internet brasileira! Afinal, fica todo mundo por lá, fazem suas apresentações e atendem as pessoas, participam de alguma coisa, e atendem de novo… É trabalho duro, suado, mas cheio de sorrisos e abraços. Pelas redes sociais, dava pra ver várias mensagens da galera falando sobre como realizaram o sonho de tirar foto com esse blogueiro, aquele vlogueiro ou aquele outro podcasteiro, os verdadeiros ídolos e heróis da nova geração que cresceu com a internet.
Engraçado foi ver a imprensa mais ~geral~ (abraçaço pra Globo que cobriu o evento) perguntando ao público “quem eram aquelas pessoas tão assediadas?” e a galera respondendo, “aquele baixinho gordinho ali? É o Jovem Nerd!”. Hum… Tá bom, né?
<3
Queremos agradecer demais quem tornou toda essa festa possível e gratuita pra galera: a VIVO, que está com a gente desde o primeiro evento. Além dos queridos: Bradesco, Fiat, Magazine Você, Lomadee, Heineken, Seara, Azul e Techtudo. E o super apoio da Joox, DarkSide Books, Instaquadros, Videolog e AirBnb.
Além dos patrocinadores, é óbvio que nada disso teria sido possível sem os mais de 100 palestrantes que se dispuseram a dividir o que sabem (e às vezes o que não sabem) com a galera no evento e também aos nossos co-curadores, que criaram atividades fodas pra galera curtir: Jovem Nerd (lambda, lambda, lambda), Campus Party (cultura digital), TechTudo (combates tecnológicos), Catraca Livre (inaugurando a filial carioca), Denis Snider (alô, gamers), #EBRJ (encontro de blogueiros mais etílico do Rio), Paramaker (revolucionando o Youtube), Blue Bus (cultura publicitária), Lomadee (ajudando os nerds a ganhar dinheiro) e, claro, VOCÊ (que sugeriu e votou em atividades pro evento).