Brasília – Depois de percorrer o Brasil na fase dos scoutings, o Movimento HotSpot põe novamente o pé na estrada e começa 2013 com a realização de festivais em dez capitais. Será a grande oportunidade do público conhecer de perto 225 projetos selecionados que saem do mundo digital e ganham uma exposição nacional. O Movimento HotSpot busca, expõe e premia talentos inovadores e criativos em 11 categorias – arquitetura, beleza, cenografia, design, design gráfico, filme e vídeo, fotografia, ideia, ilustração, moda e música. Nesse projeto, o Sebrae vai aproximar e qualificar os pequenos negócios para atender ao mercado que demanda muita criatividade e inovação. Os projetos finalistas serão capacitados pela instituição com foco no mercado, permitindo mais competitividade e novos negócios.
Além disso, os finalistas participam do Tanque de Ideias, com intervenção no Sebrae no processo de capacitação para os empreendedores, uma espécie de imersão criativa com a duração de três semanas, no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde deverão cumprir tarefas e desenvolver projetos sob orientação dos curadores. Os vencedores em cada categoria serão revelados em um grande festival final em São Paulo.
O vencedor na categoria Ideia contará ainda com até R$ 200 mil para a realização do seu projeto. Já na categoria Moda, o premiado receberá até R$ 150 mil para desenvolver uma coleção, que será apresentada no São Paulo Fashion Week ou no Fashion Rio. Todos os vencedores receberão um prêmio de R$ 10 mil.
Uma exposição itinerante com trabalhos selecionados das 11 categorias será apresentada ao público a partir do dia 22 de fevereiro até o dia 21 de junho, em dez capitas. Nessa etapa, os 79 selecionados na categoria Ideia vão poder detalhar o conceito de seu trabalho para um grupo de avaliadores convidados, em sessões privadas, para proteger a propriedade intelectual dessas propostas.
Além da exposição itinerante, cada festival será marcado por algum tipo de intervenção urbana (grafite, mobiliário urbano, flash mob), que vai, em cada capital, se apropriar e interagir com diferentes linguagens e símbolos imateriais da cultura regional. Também haverá uma programação particular de palestras, shows e encontros.
“Quando desenhamos o projeto do Movimento HotSpot, uma das nossas metas era tanto buscar como expor a diversidade cultural e criativa brasileira vencendo as dimensões culturais do nosso país. Nossa riqueza e pluralidade é um desafio para o brasileiro “se conhecer” e queremos tanto mostrar, como aproximar os diversos “brasis” que temos no Brasil. Daí a proposta de viajarmos por diversas capitais passando por todas as nossas regiões”, comenta o presidente do Instituto Nacional de Moda e Design (In-Mod) e idealizador do movimento, Paulo Borges.
O projeto
Há nove anos foi lançado um projeto pioneiro: uma incubadora para identificar e apoiar novos talentos em design de moda. Desde sua criação, o Amni Hot Spot foi responsável pela construção de nomes hoje consagrados, entre eles: Giselle Nasser, Wilson Ranieri, Simone Nunes, Neon, Samuel Cirnansck, Erika Ikezilli, Igor de Barros, Amapô. E abriu espaço para o desenvolvimento da criatividade em outras áreas: fotografia, artes visuais, música e multimídia, servindo de plataforma para talentos como Love Foxx e Cansei de Ser Sexy, Onesto, Os Gêmeos, etc.
A primeira edição do Movimento Hot Spot é uma ampliação do Amni Hot Spot e, como acontece em um novo momento da economia brasileira, acredita-se que os bens culturais e criativos dos estados brasileiros reunidos podem criar para além de um novo mercado, um ambiente favorável à profissionalização de talentos empreendedores.
Trata-se de um festival de artes integradas, que identifica talentos nacionais em diferentes segmentos culturais, realizando a cada etapa um evento que converge criatividade, tecnologia e economia. O projeto conta também com o patrocínio da Vale e da Riachuelo.
Mais informações:
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