No último Braincast, recomendei no quadro “Qual é a boa?” uma rede social de cinema chamada Letterboxd, e que se transformou num dos meus sites preferidos do ano.
Já testei diversas ferramentas do tipo, inclusive nacionais, e sou usuário ávido do app do IMDB para fazer listas de filmes assistidos. Porém, nenhuma atingiu a praticidade e o apuro visual desse site neozelandês.
O Letterboxd foi lançado em beta público em abril passado, ainda é fechado, mas basta cadastrar seu email que não deve demorar pra chegar um convite (e cada novo usuário pode convidar outros três).
As informações dos filmes são extraídas diretamente do IMDB/TMDB, e cada título tem sua página única. Preenche as funções básicas de uma rede do tipo, como perfil, espaço para reviews, notas, likes, marcação de obras assistidas e adição de amigos. O Letterboxd não tem um aplicativo, mas o site mobile funciona muito bem.
Gosto muito da seção Diary, que organiza os filmes num calendário, caso você especifique a data em que viu, e também das Listas. As listas são criadas pelos próprios usuários e podem ter tema livre, como os melhores ou piores do ano, por exemplo.
Baseado nos filmes que você já marcou como assistidos, aparece no canto direito da tela a % do que você viu daquela determinada lista, algo que certamente deve criar uma obsessão nos complecionistas.
E usando as informações criadas pelas pessoas em 569.156 entradas de diário e 307.714 reviews, o Letterboxd lançou essa semana uma retrospectiva 2012.
São rankings dos melhores e piores filmes do ano segundo seus usuários, assim como o ator e diretor mais assistidos em diversas categorias, além do comentários mais populares.
Vale conferir: letterboxd.com/2012 e, se gostar, criar seu perfil para fazer parte das estatísticas no ano que vem.
Posts relacionados:
- Adidas: Os 5 estágios de uma maratonaPost originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | AnuncieVia RSS de Brainstorm #9
Comente este artigo