Nos últimos dias do ano, depois de dar conta de todas as tarefas antes do recesso coletivo, chega a hora de refletir sobre o desempenho da empresa e se preparar para a nova jornada.
Para ajudar nessa tarefa, Bill McBean, autor de livros para empreendedores, listou, no site da Fox Business, cinco pontos essenciais para quem quer fazer a empresa crescer no próximo ano.
1 – Seja seu crítico mais severo
É fácil se cercar de gente que aprova tudo o que o chefe faz. Empresários de sucesso, porém, costumam ter um ponto em comum: boa capacidade de autoanálise. “Antes de avançar, avalie seus pontos fortes e os da empresa e compare-se com a concorrência”, sugere McBean. Pergunte-se, honestamente, se o ano foi bom, o que deu errado e onde estão as boas oportunidades.
2 – Agradeça aos clientes
O final de ano é o momento apropriado para agradecer a seus melhores consumidores. Dizer obrigado a quem entra na loja ou contrata seu serviço dá trabalho e custa tempo, mas fortalece o relacionamento. “Ninguém gosta de ser ignorado. Ligar ou escrever para os melhores clientes é um diferencial e traz excelente retorno”, diz Bean.
3 – Reconheça o bom trabalho
Não importa se uma empresa tem três ou cem funcionários. É sempre bom avaliar o desempenho da equipe durante o ano – não só para recompensar os melhores, mas para dar um gás no ânimo e na produtividade de todos. A ideia, segundo Bean, é mostrar aos colaboradores que se aprecia e reconhece sua contribuição.
4 – Avalie o marketing
É comum começar o ano com uma campanha de marketing que acaba sendo esquecida com o passar dos meses por causa da correria diária. Aproveite o recesso para questionar se esse plano é agressivo o suficiente, se está atingindo o público certo e se há melhores maneiras de usar seu dinheiro.
5 – Peça conselhos
Reúna-se com o contador, o advogado e outros profissionais para saber o que deve ser programado para o início do ano. Aproveite essa conversa para se aconselhar com eles e se informar sobre as perspectivas em cada área no ano que se iniciará. “A análise deles é extremamente valiosa para os empreendedores que passaram o ano concentrados apenas na gestão. Eles ajudam a tomar decisões inteligentes”, diz McBean.