X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Os 19 aviões espiões mais legais da história


Há pouca coisa no mundo capaz de combinar empolgação e mistério como um avião espião. Eles são protótipos da inovação moderna, passando quase sempre invisíveis acima das nossas cabeças. Eles são decisivos em batalhas e guerras, ainda que apenas alguns soldados possam vê-los. Enfim, são sensacionais. Vejamos alguns dos modelos mais incríveis.

 

Convair B-36 RB-36D Peacemaker

Convair B-36 RB-36D Peacemaker

O bombardeiro estratégico B-36 foi o maior avião de entrega de armas nucleares da Força Aérea Americana nos anos 1950, e a versão de reconhecimento militar, o RB-36D (acima), era bem esperta também: ele levava 23 câmeras e uma pequena sala escura onde técnicos fotográficos revelavam os filmes. Foto: Força Aérea dos EUA.

 

North American B-45 RB-45C Tornado

North American B-45 RB-45C Tornado

O RB-45C era a versão espiã do B-45, o primeiro bombardeiro americano a jato. Essa fera com quatro motores a jato levava 12 câmeras e penetrou vários territórios inimigos (Coreia do Norte, leste europeu) em meados dos anos 50. Foto: Força Aérea dos EUA.

 

Lockheed U-2

Lockheed U-2

O U-2 é uma lenda: dia e noite, independentemente do clima e em grandes altitudes, por mais de cinquenta anos ele foi o avião essencial para reconhecimento estratégico da Força Aérea dos EUA. Foto: Força Aérea dos EUA.

 

Lockheed SR-71 Blackbird

Lockheed SR-71 Blackbird

Não importa quais palavras utilizemos aqui, nós falharíamos ao descrever como o Blackbird é durão. Foto: Lockheed Martin.

 

Grumman OV-1D / RV-1D Mohawk

Grumman OV-1D / RV-1D Mohawk

Este avião de observação foi projetado no final dos anos 50 com o objetivo de ser um avião dedicado a reconhecimento militar, equipado com um radar Motorola APS-94F SLAR com alcance de mais de 95 km. Foto: J. David Clinton/NASA Glenn Research Center.

 

Loening OL

Loening OL

Também conhecido como Loening Amphibian, o OL era um biplano anfíbio de dois assentos para observação, construído pela Loening para o Exército e a Marinha dos EUA. Photo: Library of Congress.

 

Boeing E-3 Sentry

Boeing E-3 Sentry

Esta foto de um folheto da Força Aérea dos EUA mostra um E-3 Sentry transportando um sistema de controle e alerta (AWACS, na sigla original) em pleno voo. O E-3 Sentry é um Boing 707/230 modificado com um grande radomo (antena recoberta) usado para vigilância aérea e terrestre. Photo: Joe Cupido/U.S. Air Force/Getty Images

 

Lockheed EC-121 Warning Star

Lockheed EC-121 Warning Star

O EC-121 movido a hélices foi construído para servir como um sistema prévio de alerta suplementar à Distant Early Warning Line, sistema de estações de radar na região norte da Terra para detectar bombardeiros soviéticos durante a Guerra Fria. Ele possuía dois grandes radares acima e abaixo da fuselagem. Foto: Força Aérea dos EUA.

 

General Dynamics EF-111A Raven

General Dynamics EF-111A Raven

O Raven era mais uma um avião de guerra eletrônico do que um avião espião. Ele era desprovido de armas, mas sua velocidade, aceleração e sistema de bloqueio de radares o tornavam um combatente feroz. Foto: Staff Sgt. Simons/U.S. Air Force.

 

Raytheon Beech RC-12

Raytheon Beech RC-12

Uma palavra: Wolverine. O avião de clase executiva altamente modificado Super King Air 200B é usado como avião de reconhecimento em campos de batalha. Foto: fas.org.

 

Tupolev Tu-16R Badger

Tupolev Tu-16R Badger

Não vamos nos esquecer dos aviões espiões russos e soviéticos, os melhores amigos dos pilotos de jatos americanos durante a Guerra Fria. Esse perigoso transportador brilhante e prateado é a variação de reconhecimento marítimo do temido Tu-16, um bombardeiro a jato com dois motores. Foto: San Diego Air & Space Museum

 

Tupolev Tu-22 Blinder-C

Tupolev Tu-22 Blinder-C

Esta flecha de prata foi o primeiro bombardeiro supersônico a entrar em produção na URSS, movido por dois motores turbo a jato, modificado para servir como aeronave de reconhecimento militar marítimo. Seu design diferente (motores ao lado da cauda, acima da fuselagem traseira) o torna único. Foto: San Diego Air & Space Museum.

 

Myasishchev M-17/M-55

Myasishchev M-17/M-55

O U-2 soviético. Foto: San Diego Air & Space Museum.

 

Tupolev TU-95 Bear

Tupolev TU-95 Bear

A irmã malvada do Convair Peacemaker eclipsada pelo A-4E Skyhawk da Marinha dos EUA. O Tu-95MR era uma versão modificada do grande bombardeiro estratégico movido por quatro motores turbo. Foto: San Diego Air & Space Museum.

 

Tupolev Tu-141

Tupolev Tu-141

Um drone de reconhecimento turbojet transônico que voou no final dos anos 70 e anos 80. Soviético. Reconhecimento. Drone. Incrível. Ele podia levar câmeras, termovisores infravermelho, equipamentos para observação da Terra e radares para imageamento. Foto: Bernhard Gröhl/Wikimedia Commons.

 

Mikoyan-Gurevich MiG-25

Mikoyan-Gurevich MiG-25

Esse interceptador e avião supersônico de reconhecimento militar esteve entre os aviões militares mais rápidos a entrar em serviço. Acima está um dos dois protótipos de reconhecimento Ye-155R, seguido por quatro unidades de pré-produção equipadas com diferentes equipamentos de espionagem e um poderoso radar. O MiG-25 tem velocidade máxima perto de Mach 3. Foto: N/A.

 

Yakovlev Yak-28

Yakovlev Yak-28

Esse gracioso avião de combate turbojet com asas varridas e dois motores foi inicialmente produzido para ser um bombardeiro subsônico, mas depois foi modificado em versões para reconhecimento, guerra eletrônica, interceptação e treinamento nos anos 1960. Foto: A. Sz. Jakovlev: Szárnyak, emberek. Zrínyi Katonai Kiadó, Budapest, 1977.

 

Beriev A-50 Mainstay

Beriev A-50 Mainstay

O A-50, equivalente russo ao avião AWACS americano, é baseado no cargueiro Ilyushin Il-76. Na foto, ele está escoltado por jatos interceptadores MiG-31 durante um show aéreo que marcou os 95 anos das forças aéreas russas, em Monino, cerca de 40 km a leste de Moscou. Foto: Ivan Sekretarev/AP.

 

Avro Vulcan B2(SR2)

Avro Vulcan B2(SR2)

Espero que você não se incomode de eu trazer uma lembrança de infância. Nos anos 70 e 80 qualquer criança (ou adulto) húngaro que se interessava por ciência e tecnologia assistia a um programa semanal chamado Delta. Esta era a abertura. Como resultado, todos nós temos a silhueta do Avro Vulcan gravada em nossas retinas para sempre. (O Avro Vulcan era um bombardeiro estratégico com asas em delta movido por quatro motores a jato, operador pela RAF entre 1956 e 1984. Em meados dos anos 1970, nove Vulcans foram adaptados para operadores de reconhecimento marítimo por radar, redesignados como B.2 (MRR).) Foto:  Sgt. David S. Nolan, US Air Force/Wikimedia Commons.


Você tem algum avião espião favorito? Uma foto melhor do Blackbird? Esquecemos alguma coisa? Use os comentários aí embaixo!

df EdfURLNGF

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot