Ontem a noite… mais ou menos na mesma hora em que você tava perdendo tempo assistindo curtindo os Golden Globes, começou a circular na internet, também conhecida como ~tribunal das redes sociais~, o “texto da babá“. A indignação mundial chegou ao ápice (nível: cobertura do Fasano) hoje nas redes sociais. No texto (link alternativo aqui), a advogada mineira Valéria Rios dá ~dicas~ para mamães que precisam viajar com suas babás, por exemplo:
- “A estréia da minha babá foi logo no Fasano (…) deixei claro pra ela que aquele hotel era caríssimo, então não era pra ficar pegando coisas do frigobar e etc”
- “(…) não tem problema algum vc leva-la pra comer no mesmo restaurante ou ate leva-la em algum lugar mais simples e depois vcs irem a algum lugar caro demais (…)”
- “Gustavo não gosta que a babá fique sentada na frente dele ouvindo nossas conversas enquanto ele toma um vinho (…)”
- “(…) hj vamos a um restaurante com a comidas muito diferentes que vai demorar ou muito caro e etc, então vamos passar pra vc comer em algum lugar, vc prefere pizza ou Mc Donals (…)”
- “(…) ela ficou encantada, me mandou mensagem quando chegamos agradecendo e eu acho bonitinho a pessoa dar valor pq barato não sai uma viagem dessas pra gente.”
- “(…) como ela vai pra praia, dê todas as roupas que ela vai usar, inclusive o maiô da praia (…)”
- “(…) foi muito útil a presença dela, primeiro pra andar atrás do Luiz Gustavo na areia, pq ele gosta de ver as coisas então eu podia sentar, ver revista e ficava olhando ele ir e vir da beirada no mar…”
- “(…) na hora do café da manha peça a ela pra descer primeiro e comer tudo o que quiser no bufê, inclusive eu falo pra comer bastante pq está incluído e o almoço vai ser tarde, pra ela não ficar com fome muito cedo…”
- “(…) babá que não brinca, não senta na areia e faz castelo pra mim não serve e as vezes eu não gosto de ficar toda suja de areia…”
- “…é importante lembrar que mesmo cuidando do bem mais valioso que vc possui ela está trabalhando e em uma relação de trabalho os patrões podem chamar a atenção dos funcionários sem que isso represente um grande problema ou uma ofensa…”
- “(…) algumas babás com muita experiência podem proceder como faziam na família anterior onde trabalhavam, ou estarem ‘mal acostumadas’…”
SEM NOÇÃO OU NORMAL?
Óbvio que o caso foi parar no ~Tribunal das Redes Sociais~, local onde o júri popular pode decidir se o texto de Valéria representa o que de pior existe no universo da “elite econômica” brasileira OU se ele é apenas um relato normal sobre uma relação de trabalho específica onde o “job description”, deveres e direitos devem ser definidos OU se tudo bem ela tratar a babá assim pois o que tá errado é ela delegar a criação da criança pra babá OU ainda se as pessoas estão com falta de louça pra lavar.
A seguir, algumas reações acaloradas (e/ou irônicas) dos ~internautas~ sobre o “texto da babá“:
Mulher do texto da babá is the new enfermeira que matou o Yorkshire.
— Alexandre Inagaki (@inagaki) January 14, 2013
Agora: se essa mulher do texto da babá paga todos os direitos certinho, e tudo mais pra mesma, ela é SÓ UMA CHEFE BABACA. Isso tem de monte.
— Rafael Manzoli (@PeaShrek) January 14, 2013
Aposto que quem está criticando é um monte de babá que está usando a internet da patroa enquanto ela está dormindo. A-POS-TO!
— Rodrigo Fernandes (@jbanguela) January 14, 2013
A babá manda uma mensagem agradecendo o tratamento recebido, mas a internet acha que ela foi mal tratada.
— Negão Internauta (@negaointernauta) January 14, 2013
Mas né, essa babá deve ganhar mais que eu e já viajou mais que eu. (E já ficou no Fasano) te invejo, babá!
— Letícia Sanseverini (@sanseverini) January 14, 2013
o mais interessante quando emerge algum texto desses sobre relações sociais não é o que revela sobre o autor mas sobre quem o comenta
— t. c. grocho (@elgroucho) January 14, 2013
a minha baba foi maria das graças “xuxa´´ menegel
— opintinho.com.br (@alechandracomix) January 14, 2013
“uma vez viajei com minha babá e deixei ela usar energia elétrica ela achou mágico”
— t. c. grocho (@elgroucho) January 14, 2013
resolvi meus problemas com babá não tendo filhos. recomendo.
— flavia lacerda (@frufru) January 14, 2013
Nem deixei a minha babá sair do porão hj pra ela não ler esse texto que todos estão falando.
— Will Farias (@willfarias) January 14, 2013
estou com tanta fome que eu queria ser babá apenas pra alguém me perguntar se eu prefiro pizza ou mcdonals
— Vinícius Perez (@chinisalada) January 14, 2013
Galera esculachando a mulher do texto da babá, mas trata mal estagiário e adora um VIP que os mantenha longe dos pobres.
— Léo Luz (@leoluz) January 14, 2013
na rússia a criança que cuida da babá
— Ivanko Barbell (@Tonkiel) January 14, 2013
FODASSE O TEXTO DA BABÁ
— SERGINHO DO ROUPA™ (@_fransuel) January 14, 2013
Acho que o problema da babá já foi resolvido, vamos seguir com a pauta. Qual é o próximo assunto que nosso conselho de anciãos resolverá?
— brunocruz (@brunocruz) January 14, 2013
E as mensagens fofas de amor postadas no Facebook do blog?
Pois é… A internet não é melhor que o Brasil! Tudo o que vemos por aqui é um retrato exato da sociedade onde a gente vive: um lugar em que mães tratam babás como cachorro e também um lugar onde QUALQUER pessoa se vê no direito de julgar e condenar a ética alheia, mesmo que a própria não seja lá essas coisas.