Cuiabá – A trajetória empresarial de Manoel Benedito de Barros, proprietário da Dom Manuel Moda Masculina, uma rede que hoje tem quatro lojas em Cuiabá, é bem parecida com a de muitos empresários que iniciaram no mercado de forma simples e com trabalho duro. Em companhia de um amigo, ele começou como sacoleiro, vendendo roupas no Norte de Mato Grosso, especialmente em Alta Floresta, região de garimpo, e nas proximidades do rio Teles Pires- percurso geralmente feito por meio de balsa. “O dinheiro circulava nessa região e as pessoas não tinham opções para comprar roupas. Nós atendíamos a essa demanda”, lembra.
Segundo Manoel, o diferencial da marca, que já caminha para 22 anos de existência no estado, está na persistência em manter o negócio mesmo em momentos de crise. Atitudes adotadas para melhorar a gestão, como procurar auxílio do Sebrae em Mato Grosso, também foram fundamentais para o crescimento da empresa, de acordo com o empresário.
Ele observa que na época em que começou a vender roupas, em 1982, juntamente com o amigo Aylon Neves, a forma de negócio ainda era bastante simples. “O produto atendia apenas a uma necessidade básica, sem compromisso com a moda. Tempos depois essa realidade mudou significativamente”, analisa o empresário, frisando que mais tarde o nome de Aylon deu origem à marca Aylon’s Jeans. A grife exclusiva da primeira loja aberta pelos sócios, no tradicional Centro Histórico de Cuiabá, se firmou na década de 1980.
A sociedade durou até 1992. “Aylon resolveu seguir outras atividades, pois o auge das vendas havia passado e a loja já não ia muito bem. Mesmo assim, vi naquela decadência a oportunidade de reinvestir no negócio com uma proposta diferente”, conta. Manoel explica que o objetivo não era apenas vender roupas, mas também conceitos, com serviços personalizados e marcas importantes da moda para homens.
O empresário conta que foi orientado pelo Sebrae desde o começo, mas que começou a buscar informações sobre como melhorar o negócio quando a empresa começou a atrair um público mais exigente. Segundo ele, uma das capacitações que assumiu um papel estratégico foi a Consultoria Integrada de Gestão (CIG) – programa voltado para a organização financeira, comercial e de planejamento da empresa. Em 2004, com ampla rede de clientes, a empresa ampliou também as instalações, com filiais nos principais shoppings da capital.
Com mais de 20 mil peças entre vestuário e acessórios de marcas importantes, a empresa investiu ainda em alfaiataria própria para consertos e ajustes, com sistema de atendimento vip em casa e hotéis. A equipe é treinada em etiqueta e preparada para dar dicas sobre cada look e ocasição.
Oportunidade
No início, a loja era exclusiva para o público masculino, mas percebendo uma nova oportunidade, o empresário teve de ampliar novamente o atendimento. O sucesso nas vendas de roupas femininas levou as filhas de Manoel, que trabalhavam juntamente na administração das lojas, a investir em uma linha requintada para esse público também. Com essa ideia, trouxeram para Cuiabá a franquia Maria Filó – marca carioca que tem como assinatura coleções marcadas pela feminilidade e estilo vintage nas peças em tricô, rendas, bordados, estampas entre outros. A segmentação ganhou ainda mais força com a inauguração, em dezembro de 2012, da franquia Dudalina.
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