Salvador – Construir um negócio do nada. Esse foi o grande desafio para Silvani Soares da Silva. Ela teve por muito tempo uma lanchonete e lembra que tinha pouca clientela e não obtinha lucro. Há cinco meses, em sociedade com o marido, decidiu abrir uma pequena empresa de água mineral em Jacobina. Foi nesse momento que começou sua história de sucesso.
Segundo a empreendedora, ela resolveu seguir os conselhos de uma vizinha e procurar os cursos do Sebrae na Bahia para conseguir ser bem-sucedida. Inscreveu-se nas Oficinas Sei Planejar, Sei Controlar meu Dinheiro e Sei Vender, e recebeu as consultorias do programa Negócio a Negócio.
“As oficinas nos ensinam como estruturar uma operação, uma empresa como um todo. Mostram também como deve ser feito um plano de negócios, apresentado de forma muito clara o planejamento financeiro e de vendas, e o atendimento ao cliente”, afirma Silvani.
A empresa fornecedora de água mineral passou por diversas melhorias, a começar pelo espaço físico. Os empresários reformaram o local e ainda passaram a vender outros produtos para aumentar o lucro. O ambiente mudou e os clientes ficaram mais satisfeitos. “As oficinas, com certeza, nos trouxeram profissionalismo. Além de pagar funcionários e despesas, o lucro ainda é bom”, confessa Silvani.
Depois de colocar em prática os ensinamentos do Sebrae, a Distribuidora Água Nascente passou a disponibilizar no estabelecimento 700 galões de água mineral. Antes das capacitações, eram oferecidos apenas 50 galões. A expectativa da empreendedora é de que até o final do ano a empresa esteja comercializando 1,5 mil galões.
Para o coordenador interino do Sebrae em Jacobina, Osório Rebouças, o empreendedor capacitado consegue gerir seus negócios. “O maior problema que leva as empresas à falência é a falta de capital de giro. Os empreendedores gastam mais dinheiro do que têm e acham que vão chover clientes na porta do negócio, e nem sempre é isso que acontece. Por esse motivo, quando se capacitam, sabem gerir o comércio e logo alcançam sucesso”.
Para Silvani, o curso ajudou a empresa a ter lucro. “Nós trocamos de estabelecimento, mas continuamos no mesmo bairro. Hoje, meu marido, com seu próprio caminhão, é quem viaja para trazer os galões de água diretamente da distribuidora”, conta.
Serviço:
Agência Sebrae de Notícias Bahia
(71) 3444-6808/3320-4558 / 9222-1612 /9174-9142
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias