X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

As mudanças da web


A primeira fase da web (1.0) é conhecida como a “internet das empresas”, Onde os consumidores (usuários) tinham o poder de apenas consumir o conteúdo colocado pelas empresas. Nesta época da web, não havia comunicação de duas vias entre cliente e marca. Não sei se todos se lembram, mas os primeiros sites e portais eram mais ou menos assim:

home6a

Muito diferente do quem temos hoje, não é mesmo?

Já na fase da web 2.0, que é onde nos encontramos atualmente, estamos vivendo a era da internet das pessoas, onde o consumidor pode tanto consumir através de portais, websites e redes sociais, quanto produzir conteúdo. Por exemplo, hoje em dia a marca tem o poder de colocar sua imagem na web, mas o consumidor possui a autonomia para falar o que pensar e desejar. A comunicação tem necessitado de duas vias para ser bem sucedida: a empresa fala, o cliente responde e vice-versa. Essa mudança ocorreu principalmente porque o marketing se transformou ao longo dos anos, migrando seu antigo foco no produto para o cliente. Automaticamente, o consumidor também se modificou e as mídias – no nosso caso, a web – sofreram esta consequência.

Algumas poucas empresas ainda não possuem esta via de relacionamento com o seu consumidor, o que pode ser exemplificado como um case negativo – afinal, o que o seu consumidor diz sobre você pode ser muito mais importante do que a imagem que você tem tentado passar para o mercado. Vale a pena monitorar como está a “fama” da sua marca pela internet.

E quanto à web 3.0? Ela é denominada como “internet das coisas”, onde objetos estarão conectados à internet e poderão comunicar-se entre si e com outras pessoas. Exemplo muito falado sobre a web 3.0 é a geladeira do futuro, que será programada pelo seu dono para contatar diretamente o supermercado quando certos alimentos estiverem acabando.

O assunto desta nossa fase da web é muito complexo. Acredito que possa servir de tema para um próximo post, mas vale ressaltar que as marcas já podem ficar de olho, pois o futuro é breve e a tendência é que ocorram novamente mudanças significativas nas práticas de propaganda e marketing digital.

Por Bruna Lopes, publicitária. @brunalopes74

Via RSS de Blog Mídia8!

Leia em Blog Mídia8!

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot