“Os vídeos online são parte importante do cenário virtual no Brasil, alcançando um grande número de pessoas em um contexto de envolvimento que é atraente para negociantes e anunciantes”, afirma Alejandro Fosk, vice-presidente sênior da comScore na América Latina. “O comScore Video Metrix apóia este mercado em expansão na América Latina ao fornecer insights precisos e objetivos sobre o comportamento de visualização de vídeos online, nos quais veículos, anunciantes e agências podem encontrar suporte para fazer investimentos digitais mais inteligentes.”
O Brasil entre os 10 maiores mercados de vídeo do mundo
A análise revelou que os Brasileiros estão entre os 10 maiores mercados do mundo em termos de espectadores únicos, alcançando 43 milhões de usuários em dezembro de 2012. O ranking reflete o consumo de vídeo online em todos os mercados analisados pela comScore e mostra a China como líder do grupo, com mais de 1,2 bilhão de espectadores únicos em dezembro. O estudo também revelou que os russos tiveram o maior índice de penetração do consumo de vídeos, com 90,6% de sua população online assistindo a vídeos durante o mês. O Brasil, que ficou em 7º lugar geral, ainda possui espaço para aumento da penetração do vídeo online, com 82% – pouco abaixo da média mundial, de aproximadamente 84%.
Facebook ganha espaço entre os principais competidores
Google, impulsionada primariamente pela visualização de vídeos no YouTube, se posicionou como a maior propriedade de conteúdo de vídeo online em dezembro, com aproximadamente 39 milhões de espectadores únicos no Brasil, seguidos por VEVO, com 17,6 milhões de espectadores. O Facebook se posicionou como o terceiro maior destino de visualização de vídeos, com 17,5 milhões de espectadores, enquanto a Globo ficou com a quarta posição, com 14,8 milhões de espectadores.
Durante os últimos anos, o Facebook veio subindo degraus no mercado brasileiro, até chegar a 1º lugar como destino de rede social. Esse aumento de atividade também se reflete no consumo de vídeo, em que o Facebook experimentou um aumento de quase 400% no último ano. Yahoo Sites teve um crescimento igualmente forte, de 318%, para 6,2 milhões de espectadores.
Via comScore.