Usar um protótipo para validar um modelo de negócio e construir uma empresa inovadora e sustentável é o norte definitivo das startups. No meio do caminho, para colaborar com a realização dos objetivos, há mentores, investidores anjos, capital semente, venture capital, aceleradoras, capacitações, apoios e diversos tipos de oportunidades que podem beneficiar a startup diretamente no seu desenvolvimento, ou indiretamente, inclusive por meio de destaque.
Este ano, já divulgamos aqui uma série de oportunidades deste tipo, que redivulgo abaixo, mas ainda há algumas outras – resolvi agrupar todas aqui para você, empreendedor, se orientar, priorizar e correr atrás.
1) O fundo norte-americano 500 Startups, liderado por Dave McClure, recebe inscrições até o final deste mês para o seu programa de aceleração, que seleciona startups para trabalharem em sua sede no centro de Mountain View, no coração do Vale do Silício, tendo acesso a capacitação, mentoria, capital, tecnologia e oportunidades comerciais. A brasileira Bedy Yang, conhecida pelo meetup BR NewTech, é responsável pela seleção de startups da América Latina e já levou algumas startups brasileiras para lá em outras chamadas.
2) A FIAP, primeiro parceiro internacional da Singulatity University, fundada no Vale do Silício dentro de uma unidade na Nasa (tendo o Google como um dos principais parceiros de seus cursos focados em “próximas ondas de inovação”), está promovendo a quarta edição do concurso cultural Call to Innovation, que dá uma bolsa de estudos integral (mais passagens) para um empreendedor participar de um curso de 9 semanas na Singularity. As inscrições vão até 6 de março.
3) A revista Proxxima vai realizar em maio a segunda edição do Prêmio Proxxima Startups, organizada pelo Bob Wollheim.
4) O IDG e a Beats trarão para o Brasil em junho a conferência DEMO, que acontece há 22 anos nos EUA, com foco em empreendedorismo e inovação. Startups podem se inscrever para fazer pitch no evento, pelo site www.demobrasil.com.br.
5) Desafio The Edge seleciona 5 empreendedores para participarem de fórum em Mônaco.
Sabe de mais alguma? Envie para cá!