As estratégias de marketing são fundamentais para o bom andamento de um negócio, mas ter um marketing pessoal eficiente é um dos fatores determinantes para o sucesso de uma empresa, que é feita por pessoas e relacionamentos. O erro das empresas está em focar as ações somente nas campanhas de marketing e esquecer o principal: as pessoas.
Sabendo disso, André Ortiz, especialista em marketing e diretor da consultoria Oficina do Sucesso, deixa cinco dicas de como ter um marketing pessoal que ajude tanto os líderes como os liderados a terem uma carreira de sucesso e explica que os líderes precisam criar uma sintonia com seus liderados para que eles caminhem rumo ao objetivo da empresa, ou seja, a maneira como o líder se comunica com seus liderados também é um fator determinante para o desempenho da sua carreira e, consequentemente, da empresa.
Veja as dicas do especialista:
- Cuidado com a sua comunicação: ser chefe é diferente de ser líder. Saiba que, delegar responsabilidades requer saber que, antes de mandar, é preciso aprender a obedecer. O chefe manda; já o líder, elogia, reconhece e quando precisa advertir, conversa em particular com o liderado. O chefe faz a equipe se dissolver, enquanto o líder, motiva para que a equipe coopere por um bem comum.
- Cuide da sua postura: ela inclui a sua aparência no ambiente de trabalho, ou seja, a forma como você se apresenta e a sua linguagem corporal. Atente-se a isso!
- Erros de vocabulário: nossas palavras podem ser determinantes para novos negócios para a empresa. Estude a língua portuguesa, as novas regras da ortografia e outras línguas também. Mas sempre fale corretamente.
- Equipe é diferente de “euquipe”: substitua o eu por nós. Tenha o espírito de equipe e a consciência que você não terá sempre a resposta para tudo.
- Seja humilde: reconheça que você aprenderá muito com a sua equipe. Não queira saber sobre tudo e apenas mandar. Compartilhe conhecimentos e esteja disposto a aprender.
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