Brasília – Um dos maiores eventos de empreendedorismo do país, a Feira do Empreendedor completou duas décadas no ano passado e mais de dois milhões de clientes cadastrados. Em 2013, mais do que atender aos interessados em abrir um negócio, o evento vai focar na competitividade e na sustentabilidade das empresas já existentes.
O circuito contará com 11 edições estaduais e colocará em prática a segmentação do público do Sebrae para tornar o atendimento mais efetivo e personalizado a pelo menos 185 mil visitantes. A feira também tem uma nova logomarca. O cata-vento, que representa bons ventos para os negócios, continuará sendo o ícone, mas agora com um layout mais simples e moderno.
As novidades não param por aí. Em Boa Vista, o evento focará na inovação, sustentabilidade, inclusão produtiva e acessibilidade. Esses temas serão trabalhados a partir das pesquisas Oportunidades de negócios para Roraima e Hábitos de Consumo do Roraimense. Já na cidade de Curitiba, o destaque será um espaço interativo, que atende a uma demanda crescente de empreendedores e empresários que buscam orientações pela internet. Serão disponibilizados games corporativos que envolvem temas como sustentabilidade, crédito, empreendedorismo, perfil empreendedor e abertura de empresa. Os visitantes poderão conhecer ainda uma loja modelo, com o que há de mais moderno em varejo. Outro destaque é a apresentação das oportunidades de negócio no estado por meio de um catálogo virtual.
Na Bahia, estado que já venceu três vezes o concurso Melhor Feira do Empreendedor, o foco estará no atendimento e na capacitação. A economia criativa será mais uma vez destaque, com atividades ligadas à moda, gastronomia regional, música, turismo e artesanato. E a segmentação de público tornará o atendimento mais fácil e efetivo. Serão mais de 20 mil vagas de capacitação e 150 expositores reunidos no Centro de Convenções de Salvador.
Desde 2002, os fluminenses não presenciam uma grande edição da Feira do Empreendedor. Em 2005, o estado realizou uma edição de menor porte em Duque de Caxias e, em 2007, edições também menores e simultâneas em três eventos do Sebrae. Em compensação, este ano o Rio de Janeiro promete uma feira para atrair mais de 50 mil pessoas ao Centro Sulamérica, na capital do estado. Parte da programação será direcionada às comunidades pacificadas, que vêm apresentando uma procura crescente pelos serviços do Sebrae.
No Distrito Federal, inovação e sustentabilidade financeira, ambiental e econômica nos pequenos negócios serão o mote do evento em 2013. O público-alvo é formado por microempreendedores individuais, empresários e produtores rurais, formalizados ou não. O caráter sustentável e social terá reforço na estrutura e decoração, que serão elaboradas com materiais reutilizáveis, fornecidos por empresas locais. O evento também apresentará oportunidades de negócios voltadas para a Copa do Mundo da FIFA 2014, baseadas em estudo promovido pelo Sebrae e pela Fundação Getúlio Vargas.
Atenção para o calendário de Feiras do Empreendedor em 2013:
Curitiba (PR) – 21 a 24 março
Brasília (DF) – 21 a 24 de agosto
Cuiabá (MT) – 11 a 15 de setembro
Boa Vista (RR) – 19 a 22 de setembro
Manaus (AM) – 25 a 28 de setembro
Maceió (AL) – 9 a 12 de outubro
Macapá (AP) – 16 a 19 de outubro
Aracaju (SE) – 17 a 20 de outubro
Salvador (BA) – 22 a 26 de outubro
Imperatriz (MA) – 6 a 9 de novembro
Rio de Janeiro (RJ) – 28 de novembro a 02 de dezembro
Mais informações:
Assessoria de Imprensa Sebrae
(61) 2107-9300
(61) 2104-2770/2769/2766
(61) 3243-7851
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias