X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Qualidade do açaí é tema de oficina no Pará


Belém – A Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri) e o Sebrae no Pará deram início na manhã desta quinta-feira (14) a oficina Planejamento de Programa Estadual da Qualidade do Açaí, na sede do Sebrae. A programação será realizada até esta sexta-feira (15) e tem o objetivo de realizar um planejamento visando cobrir toda a cadeia produtiva do açaí no estado e identificar os gargalos que estejam impedindo que essa produção se desenvolva.

A oficina faz parte das ações do Programa Estadual de Qualidade do Açaí, que é coordenado pela Sagri e composto por um grupo de trabalho com integrantes das secretarias de Saúde do Estado (Sespa) e do Município (Sesma), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), do programa Alimento Seguro do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), da Associação do Batedores Artesanais de Açaí de Belém (Avabel), entre outros.

O engenheiro agrônomo gaúcho Sergio Cordioli é quem está ministrando a oficina, da qual também participam produtores de açaí do Pará, além de representantes do programa estadual de financiamento CredCidadão. Cordioli explica que a oficina é o momento de elaborar um planejamento e colocar em prática o Decreto Estadual 250, de 13 de outubro de 2011, promulgado pelo governador Simão Jatene, que dispõe sobre o programa Qualidade do Açaí e suas atribuições e competências.

“Vamos elaborar um diagnóstico da situação atual da cadeia produtiva do açaí, definindo desafios e objetivos estratégicos para buscar o fortalecimento dessa cadeia e construir um plano de ações, definindo metas e responsabilidades”, afirma o engenheiro agrônomo. “Vamos elaborar o planejamento para executar o que o decreto propõe e que ainda não foi operacionalizado”, completou.

Para o secretário Hildegardo Nunes o momento é de ação. “Já começamos a pôr em prática alguns pontos do programa, como é o caso das oficinas de capacitação de batedores que estão sendo realizadas na sede da Sagri e seguem até o final deste ano. O que buscamos são ações integradas e coordenadas para operacionalizar a contento o que o programa cita”, informa o secretário.

O superintendente do Sebrae no Pará, Vilson Schuber, vê com entusiasmo a ordenação da cadeia produtiva do açaí. “Assim como fizemos parceria com a Sagri para elaborarmos o protocolo de produção do queijo do Marajó, esperamos repeti-la com o açaí e outros produtos regionais. Queremos ver o açaí com identidade geográfica, certificado e com selo de qualidade”, aposta Schuber.

Qualidade

O programa Estadual de Qualidade do Açaí elenca pontos como capacitação de boas práticas agrícolas, obtenção de crédito para produtores, monitoramento da qualidade higiênico-sanitária, criação de entrepostos de comercialização, cadastramento de produtores, adequação do transporte do produto e manipulação dos frutos, entre outros. Como resultado da oficina, que se encerra nesta sexta-feira, será elaborado um documento que vai servir como orientação e planejamento a serem seguidos por todos os integrantes da cadeia produtiva do açaí no Pará.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias no Pará
Atendimento à Imprensa
Jecyone Pinheiro (91) 3181-9139 / [email protected]
Juliana Rose (91) 3181-9136 / [email protected]
Silvaneide Guedes (91) 3181-9140 / [email protected]

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot