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3 dicas básicas para quem quer criar um blog


Das mídias sociais, os blogs são os canais que estão há mais tempo nessa brincadeira. São versáteis, podem projetar boa imagem profissional do blogueiro e ainda conseguem cativar públicos específicos, tornando-se, algumas vezes, em verdadeiros veículos especializados sobre um determinado assunto. Porém começar um blog é fácil, mas alimentá-lo durante dias, semanas, meses e até mesmo anos pode se tornar uma terefa bem complicada com o passar do tempo.

Abaixo separamos algumas dicas, que apesar de simples, podem auxiliá-lo na criação de um novo blog. São dicas oriundas de vivências próprias com este blog e que nasceram de acertos e erros, por isso é interessante compartilhar com quem tem o interesse em ser blogueiro, mas ainda não tem a menor ideia por onde começar. Vamos lá:

1. Escolha um tema específico

A escolha do tema do blog implica necessariamente que você, futuro blogueiro, tenha afinidade com o assunto ou, melhor ainda, seja um especialista na área. A ideia central do blog deve estar clara para o leitor, porém isso não impede que você dê algumas “escapadinhas” uma vez ou outra. O que vale é ter um blog sobre um determinado assunto e realmente discutir sobre ele. Outro ponto bacana é que nada impede que você mude o percurso do blog durante o seu trajeto. Algumas vezes o blogueiro percebe que um outro foco no tema pode ser muito mais produtivo e prazeroso de ser trabalhado.

  • Escolha um tema que você tenha paixão em discutir;
  • Você deve ter afinidade ou ser um especialsita no tema escolhido;
  • Deixe claro para o leitor sobre qual tema o blog é estruturado;
  • Vez ou outra dê “escapadinhas” e comente sobre um outro assunto;
  • Se necessário, mude o foco de trabalho durante seu crescimento.

2. Elabore uma linha editorial e um calendário de ações

Alimentar um blog pode se tornar uma tarefa muito difícil quando você nã consegue dar dedicação exclusiva a ele. Trabalho, faculdade e outros fatores podem impedi-lo de ter tempo para atualizar o seu canal, o que pode ser fatal se essa falta de atualzação for constante. Crie uma linha editorial sobre o tema escolhido baseado nas suas convicções de trabalho e procute elaborar um calendário de postagens, com programações pré-estabelecidas de assuntos e dias, nem que seja semanal, pois isso lhe dará mais flexibilidade e facilidade na elaboração dos posts.

  • O blog é um veículo, por isso é interesse ter uma linha editorial própria;
  • Procure centrar seus posts na linha editorial que você escolheu;
  • Jamais deixe de atualizar seu blog por longos períodos de tempo;
  • Crie um calendário com os dias e temas que serão postados semanalmente;
  • Crie editorias temáticas para facilitar seu trabalho (futebol, basquete, natação)

3. Invista em fatores técnicos e em capital humano

Os fatores técnicos são os pilares estruturais de um blog, como a hospedagem, o domínio e a plataforma que você irá usar. Já o capital humano se refere aos apoiadores, colaboradores, autores e parceiros estratégicos que você irá formular para o seu blog. Entre os parceiros você pode contar com designers, programadores e até mesmo desenvolvedores. Nos fatores técnicos o que é bom para um blogueiro para não ser bom para você.

Por exemplo: para grande parte dos blogueiros profissionais a plataforma WordPress é uma ferramenta obrigatória de uso. Porém para tantos outros blogs bacanas o Blogger, do Google, é mais do que suficiente. No primeiro caso você irá precisar de um plano de hospedagem, que pode ser adquirido por uns 20 reais mensais. No segundo caso, você não irá se preocupar com isso, mas em cotrapartida terá uma gama de recursos um pouco inferior para trabalhar.

  • A melhor pataforma é aquela que é melhor para você: Blogger ou WordPress;
  • Registre rapidamente um domínio .com e .com.br com o nome do seu blog;
  • Se precisar de hospedagem, procure com cuidado o melhor plano para você;
  • Tenha colaborares para auxiliá-lo na diversificação do seu blog;
  • Parceiros são mais do que estratégicos para um blog crescer de forma sólida.

De cara não pense em monetizar seu blog. Crie um blog, a princípio, para gerar imagem profissional, e não apenas ganhar dinheiro. A questão da monetização é muito delicada, pois seu blog pode bombar em 3 semanas assim como pode levar 1 ano para começar a gerar algum tráfego. Tudo depende da qualidade do seu conteúdo, do empenho que você aplica e do diferencial que você entrega na blogosfera: é apenas mais um blog ou você compartilhar uma visão bacana sobre o tema tratado?

Por fim, uma dica extra e fundamental: não deixe de investir nas redes sociais como fator decisivo para gerar tráfego para o seu blog, além de fortalecer a “marca” do seu novo canal. Mais uma vez a melhor rede social é aquela que é melhor para o seu blog e para o seu público. Pode ser Twitter, Facebook, YouTube, Vimeo, Pinterest ou qualquer outra. Para conhecer mais sobre isso, acesse o post Como elaborar uma estratégia de redes sociais para blogs.

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