A maioria das reclamações sobre os provedores veio de internautas insatisfeitos com a qualidade dos serviços. As falhas de sinal e a extrema dificuldade para cancelamento de contas também receberam críticas. O público masculino foi quem mais manifestou esse problema pelo Twitter no período analisado.
Em segundo lugar na pesquisa, o setor alimentício teve mais de 4,7 mil menções negativas. Para esta categoria, as reclamações se concentraram no tempo de entrega em restaurantes “delivery”, nos rótulos de alimentos e também em estabelecimentos onde faltam informações sobre pagamento. Moda e vestuário (3,1 mil), jornais e revistas (2,3 mil), informática (2 mil), aparelhos de telefone (1,9 mil) e bancos (1,8 mil) foram outros segmentos que geraram protestos no microblog.
Metodologia
Para realizar o estudo, foram discriminados depoimentos com o termo fail associados a diferentes produtos e segmentos de mercado. Além de apontar o total de tweets com esse perfil, a companhia elencou as categorias com maior volume de reclamações e analisou o cenário em torno das sete primeiras.
“Fail é um termo frequentemente associado às reclamações de consumidores no Twitter. Embora os resultados não apontem o volume total de queixas por segmento, oferecem um índice importante para traçar comparativos”, afirma Alessandro Barbosa Lima, CEO da E.life. A E.life levantou 371.121 tweets durante 12 meses (março de 2012 a março de 2013). Estima-se que 482.353.905 internautas foram impactados por estas informações.
Via Rosa Arrais.