Contar mentira nas redes sociais e “ser quem você não é ou expor-se da forma como você gostaria de ser” já são bordões de quem acompanha a timeline dos amigos, que muitas vezes somam uma quantia maior do que a própria rede presencial. Entretanto, para quebrar paradigmas e mostrar que quem está online também quer se expressar de forma verdadeira, a rede social Pencourage é uma rede anti-social e estimula a honestidade de seus membros.
Com o slogan “imagine se você pudesse ler os pensamentos dos outros”, a página espera postagens sinceras como elas seriam em um diário pessoal. A rede permite posts anônimos e espera que os usuários falem a verdade sobre o que estão sentindo, e não que postem indiretas para o chefe ou ex-namorado, como é feito no Facebook, por exemplo.
Uma pesquisa recente da OnePoll citada pelo Daily Mail indica que 33% das mulheres costumam não ser honestas ao menos uma vez por mês nas redes sociais. Entrevistados responderam que mentem ou exageram sobre o que estão fazendo, quanto beberam, onde foram no feriado, quão bem sucedidos são e qual o status de relacionamento. Os motivos citados para a falta de honestidade seriam não querer ser visto como chatos, inveja dos posts interessantes dos outros e não ter nada para dizer mas querer impressionar alguém.
Na pretensão de ser “mais real, impossível”, os fundadores do serviço afirmam, também, que esperam que as pessoas falem de todos os aspectos da sua vida. Terapia em grupo? Talvez! Pelo menos a confusão de identidade ficaria intimamente diminuída, sem a necessidade de mostrar ser quem não é.