A estratégia de aquisição de fãs no Facebook é uma prioridade dentro das empresas. Mas, será que você sabe o valor de uma curtida?
O custo por curtida muitas vezes surge em algumas conversas sobre FacebookAds, embora isso seja um termo oficial do Facebook. Então, o que isso significa?
O custo por curtida refere-se ao custo de aquisição de um novo fã de uma página no Facebook, seja através de anúncios pagos ou, menos diretamente, por meio de esforços de mídia ganhos.
Há 3 maneiras de comprar curtidas no Facebook. Uma delas é através do COM (custo por mil impressões).
Nessa modalidade, o lance dos anunciantes é pago cada vez que seu anúncio é visto por mil pessoas.
A segunda opção é o custo por clique (CPC) de campanhas, em que os anunciantes pagam cada vez que alguém clica em seus anúncios.
Nenhuma dessas opções garante que esses usuários se tornarão seus fãs. No entanto, ele simplesmente garante que os usuários vão:
- Ser expostos a um anúncio de página.
- Ver a página.
No início do mês passado, o Facebook anunciou uma nova métrica para avaliar campanhas publicitárias no FacebookAds, chamado de custo por ação (CPA).
Agora, os anunciantes podem pagar não apenas por impressão ou por cliques, mas por ações específicas que esperamos do nossos fãs, inclusive curtir uma fanpage.
Por exemplo, um anunciante pode especificar que está disposto a pagar R$ 2,00 por uma curtida. Isso significa que para cada novo fã que a sua fanpage ganhar o anunciante vai pagar R$ 2,00.
Outras ações incluem reivindicações de oferta e cliques para websites externos.
Por enquanto, os anunciantes só podem selecionar os anúncios de CPA através do FacebookAds API. Eles não estão ainda disponíveis no Power Editor ou Ads Manager.
Como determinar um valor de um fã
Certamente é bom ter um monte de fãs no Facebook. Mas, quanto eles são realmente vale a pena, e quanto as empresas devem investir para adquiri-los?
Recentemente, a agência de marketing de mídia social Syncapse e a Hotspex realizou um estudo um estudo que procurou avaliar o valor médio de um fã. Mas, como mostra o quadro abaixo, o valor pode variar muito entre as empresas.
Com isso, cada empresa precisa calcular o valor de seus fãs antes de decidir levar a cabo uma estratégia de aquisição de fãs.
Os marqueteiros devem definir o valor de um fã com base em como isso afeta os principais critérios que determinam o sucesso ou fracasso de seu negócio, afirma Max Kalehoff, vice-presidente de marketing de produto da Syncapse.
Especificamente, os comerciantes devem medir os hábitos de consumo dos fãs versus não fãs para ver se os fãs são mais propensos a fazer uma compra e continuar comprando.
Outra área em que difícil de medir é a afinidade com a sua marca. Se a afinidade com a marca é positiva e tende a ser um indicador de vendas poderoso, pode valer a pena investir no Facebook.
Uma vez que a empresa definiu o valor do seu público alvo no Facebook, ela precisa decidir quanto irá gastar para adquirir e continuar a se comunicar com seus fãs.
Ninguém pode dizer se um fã vale realmente valendo a pena, exceto a própria marca, e então precisa decidir quanto gasta para adquirir fãs e o custo para se comunicar com eles.
Nem todos os fãs são iguais
Marc Grabowski, COO da empresa de Ads Nanigans afirma que as empresas precisam ir além do cálculo do custo médio por fã porque nem todos os fãs são igualmente valiosos.
É importante atingir os consumidores mais propensos a comprar, e para medir o comportamento dos fãs ao longo de um período para obter uma melhor imagem do valor da sua empresa.
A aquisição de um fã é apenas uma parte da equação do custo. Uma vez que um fã foi adquirido, as empresas precisam calcular os custos de desenvolvimento de conteúdo interessante para manter o fã envolvido.
Uma vez que esses custos foram medidos, é então importante para a empresa, assegurar que a aquisição de fãs é a forma mais eficiente para atingir o seu objetivo, sem relação, por exemplo, com a taxa de cliques.
Assim, a sua empresa deve investir na aquisição de fãs no Facebook? A empresa é: talvez.
Os fãs do Facebook são valiosos: ao torna-se fãs, os consumidores estão dizendo que querem saber mais sobre a sua marca, e estão lhe dando permissão para se comunicar com eles, contanto que a comunicação continua junto a eles.
E muito deles são também suscetíveis de se transformarem em clientes.
Mas, antes de embarcar em uma campanha de aquisição de fãs a sua empresa precisa determinar as suas metas, o segmento mais valioso que quer atingir e, principalmente, se adquirir mais fãs é a melhor maneira de atingir os objetivos.
Não adquire clientes sem nenhum motivo. Use as métricas para apoiarem a sua estratégica no Facebook.
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Este artigo foi adaptado do original, “Cost Per Like: A Subjective Valuation of Your Facebook Fans”, do Mashable.
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