Salvador – Foi por uma necessidade de adequação ao mercado que a empresária Maria Luiza Alvim decidiu montar, em sociedade, uma empresa que fornecia serviços de encadernação para álbuns de fotos. Desde 1984, ela é proprietária da Minilab, um laboratório fotográfico, localizado na capital baiana. Quase 30 anos depois da abertura da empresa, a fotografia analógica é praticamente uma raridade, por conta da dominação do sistema digital. Devido à baixa demanda, novos serviços foram incorporados à empresa. “Decidimos construir também um estúdio fotográfico. Mas aí veio a necessidade da inclusão de outros serviços”, conta a empresária.
Para as fotos produzidas em estúdio era necessário incluir um serviço de encadernação, que a empresa não dispunha. “Encontramos duas pessoas dispostas a trabalhar conosco, Carlos e Cristina Ferrari. Assim, criamos uma segunda empresa: a Salvador Daqui”, diz Maria Luiza. Já se passaram seis anos desde a criação da empresa e a Salvador Daqui, que surgiu apenas como um braço da Minilab, ganhou vida própria nesse período. “Hoje, temos uma variedade de produtos elaborados sob encomenda, que vão desde cardápios até convites”.
Com a gestão tornando-se cada vez mais complexa, Maria Luiza, Carlos e Cristina receberam a sugestão de contratar a consultoria In Company do Sebrae. “Foi a melhor decisão que tomamos, pois precisávamos implantar um programa de gestão qualificada na empresa”, explica a empresária. Segundo Maria Luiza, a consultoria contratada para a Salvador Daqui surtiu efeito em diversos processos. “Melhoramos a questão do estoque, por exemplo. Temos agora um local específico para manter e despachar os produtos, sob a coordenação de uma pessoa. Isso otimiza o nosso tempo”.
Diante dos resultados alcançados em pouco mais de cinco meses, Maria Luiza contratou a consultoria do Sebrae também para a Minilab. “Queremos estudar a viabilidade do negócio e ver onde vamos promover mudanças”. Entre as ações já aplicadas, destacam-se a unificação da administração de todas as lojas da empresa. “Já consideramos um grande passo”, afirma.
Em abril, os colaboradores da Minilab e da Salvador Daqui participaram de um seminário interno, que trouxe informações sobre as novas perspectivas das duas empresas, seguindo as orientações da consultoria do Sebrae. “Foi um evento muito importante para as empresas e os colaboradores, pois pudemos esclarecer as diretrizes encaminhadas e as próximas ações”.
A consultoria do Sebrae junto às duas empresas ainda não foi finalizada, mas Maria Luiza destaca os benefícios já alcançados e a importância de se estruturar a gestão para obter melhores resultados. “Acredito que, ao longo desses dez meses, só obtivemos ganhos com o trabalho do Sebrae. Saímos com uma nova visão e poderemos aprimorar os nossos resultados”.
Consultoria In Company
A consultoria In Company do Sebrae é um serviço direcionado à realização de um diagnóstico e aplicação de ações que aprimorem a gestão da empresa. Pode ser contratado por meio de contato com a Central de Relacionamento do Sebrae, pelo telefone 0800 570 0800. O investimento por hora de consultoria é de R$ 70.
Segundo a analista da Unidade Regional Metropolitana do Sebrae na Bahia, Juliana Carvalho, o grande diferencial da consultoria está na personalização do atendimento. “O consultor vai até a empresa e acompanha todo o processo”, explica. Ela ressalta ainda que todos os consultores são credenciados pelo Sebrae. O serviço inclui uma visita técnica, realização de um diagnóstico e aplicação de soluções.
Serviço:
Agência Sebrae de Notícias Bahia
(71) 3320-4557 /4558 / 9222-1612 /9174-9142
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias