Brasília – Buscar uma educação inovadora e que capacite as pessoas para empreenderem na sua vida particular e no mundo dos negócios. Esse foi o foco das palestras realizadas pelos especialistas internacionais em educação, Bunker Roy e José Pacheco, durante o Encontro Nacional de Educação Empreendedora promovido pelo Sebrae, em Brasília, nesta terça-feira (28).
Mais de mil pessoas puderam escutar as experiências educacionais vividas pelo indiano Bunker Roy nos últimos anos em que ele está a frente da Universidade dos Pés Descalços. Bunker contou histórias de mulheres analfabetas de países como o Afeganistão. Elas se transformaram em engenheiras solares em apenas seis meses e puderam levar para seus bairros o desenvolvimento por meio dos conhecimentos adquiridos. “Muitas dessas mulheres já são avós e nunca tinham tido uma oportunidade na vida”, afirmou o especialista.
O indiano também disse que está no país com a missão de levar para a Índia cinco brasileiras – que sejam avós, carentes e analfabetas – para capacitá-las pela Universidade dos Pés Descalços. “Ao voltarem para o Brasil, essas mulheres poderão ajudar a levar o desenvolvimento para as suas localidades”. Bunker Roy foi indicado pelo jornal inglês The Guardian como uma das 50 pessoas capazes de salvar o mundo. Ele passa a vida ensinando as pessoas que ganham menos de um dólar por dia a desenvolver competências empreendedoras nas comunidades pobres onde vivem.
O professor português José Pacheco também falou aos participantes do Encontro Nacional de Educação Empreendedora sobre a criação da Escola da Ponte em Portugal e a instalação de uma escola que utiliza os mesmos métodos em uma zona carente da cidade de Cotia, em São Paulo. A educação proposta por essas duas instituições é gratuita e voltada para crianças carentes. Seu grande diferencial é que não existem séries, nem classes, e os alunos são estimulados a buscar o aprofundamento em todos os temas abordados. Eles passam o dia inteiro na escola e, além de terem acesso ao conteúdo programático, exercem atividades extra-curriculares como circo e skate.
Mais informações:
Assessoria de Imprensa Sebrae
(61) 2107-9300
(61) 2104-2770/2769/2766
(61) 3243-7851
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias