Este ano marca o 200 º aniversário da publicação de Orgulho e Preconceito de Jane Austen. O Departamento de Literatura Inglesa da Universidade do Texas decidiu homenagear a escritora criando um portal para o mundo de Jane Austen.
O resultado foi um site chamado What Jane Saw, uma recriação online de uma famosa exposição que Austen visitou em 1813, permitindo aos usuários enxergarem as obras de arte da forma como ela as via.
A exposição recriada é a retrospectiva do famoso retratista Joshua Reynolds, sua primeira mostra solo, considerada a melhor da temporada, tendo cerca de 800 visitantes por dia. Os temas que Reynolds abordava variavam entre o rei George III, a atriz Sara Siddens e outras “pessoas curiosamente interessantes”. Em outras palavras, era uma exposição das celebridades da época.
O site do projeto conta que tais retratos tiveram grande influência na obra de Austen, onde sutis acenos e descrições de celebridades podem ser encontrados.
Na época, outra conexão foi que a autora foi visitar a galeria dois meses após a publicação de seu famoso romance Orgulho e Preconceito e, em uma carta a sua irmã, ela brinca que havia ido a galeria em busca do Sra. Darcy.
Usando um catálogo da exposição da época, a equipe do projeto foi capaz de posicionar com precisão cada retrato no ambiente. Com isso, o portal oferece aos fãs de Austen a capacidade de ver exatamente o que ela via, uma poderosa viagem no tempo e nas entrelinhas de suas histórias.
Posts relacionados:
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie