“Em 12 meses pagamos 9 milhões de reais em comissões para os parceiros”. A afirmação é do responsável pela gestão do programas de afiliados da TAM Linhas Aéreas, Francisco Assis, que palestrou no último sábado (1/6) no “Afiliados Brasil”, o primeiro congresso do segmento voltado ao mercado brasileiro. O potencial de afiliação do e-commerce é impulsionado pelo aumento de consumidores online e pela crescente demanda de programas de afiliação.
A TAM foi a primeira operadora de linhas aéreas do país a investir em e-commerce e em um programa de afiliados. “Colhemos resultados positivos com isso. Nosso site recebe uma média de 300 milhões de visitas por ano e os afiliados chegam a gerar 200 transações comerciais diárias. As redes sociais também desempenham um papel importante, visto que uma média de 100 clientes por dia compartilham as viagens compradas via site pelo Facebook”, explicou Assis. A empresa atua simultaneamente com quatro agências e possui, hoje, cerca de 12 mil afiliados.
O diretor comercial da Afilio, empresa especialista em marketing digital, Vítor Clemon, também chamou a atenção durante sua palestra para o potencial da afiliação para o e-commerce: “O setor movimentou R$ 35 milhões de vendas em 2012 e o e-mail marketing teve grande responsabilidade nisso”. Segundo ele, a ferramenta é o canal que apresenta a melhor taxa de conversão de vendas. “Mais da metade dos usuários de internet têm entre dois e cinco contas de e-mail e 75% deles as utilizam sete dias por semana. No segmento de turismo, por exemplo, o e-mail marketing é o segundo recurso responsável ”, afirmou.
Responsável pela área de parcerias e afiliados do UOL Host, Fernando Schneider ressaltou que atualmente o e-commerce tem um ticket médio de R$ 350 no Brasil e que a tendência é de crescimento, principalmente pelo impulso dos programas de afiliação. “Recentemente eu vi uma pesquisa da PubCon que pode servir de estímulo para quem tem vontade de empreender na internet: em 2012 cerca de 8% das pessoas que fazem e-commerce tiveram um faturamento de mais de US$ 100 mil dólares.
Mercado
O crescimento do mercado tem atraído empresas como a alemã Zanox, que está no Brasil há um ano e meio e aposta em um cenário ainda mais positivo. “A afiliação no Reino Unido já representa 30% do bolo do investimento publicitário dos anunciantes. No Brasil acreditamos que está em 5%. Este número só tende a crescer, porque é um sistema transparente e rentável. Nós, por exemplo, pagamos 80% de comissão para o afiliado”, destaca Fernanda da Silva, business publisher da Zanox.
Outra empresa internacional que está expandido suas atividades no país é a ClickBank. “O Brasil passa por transformações em sua infraestrutura que está chamando a atenção de todo o mundo. Nós acreditamos e temos uma agressiva política para atender as empresas brasileiras, pois é um mercado promissor”, disse o vice-presidente de estratégia internacional Jeff Leget.
Qualidade
Paulo Lima era um acomodado e desestimulado funcionário do departamento de processamento de dados de uma empresa quando percebeu que estava ganhando mais dinheiro com o seu blog na internet do que no trabalho fixo. Resolveu, então, largar tudo e se dedicar integralmente ao seu projeto “Mundo das Tribos”, hoje um dos sites de conteúdo variado mais bem sucedidos do Brasil, que já publicou cerca de 75 mil artigos e recebeu mais de 470 milhões de visitas. “Em um projeto na internet, erra quem não pensa no usuário desde o começo. É preciso sempre focar no conteúdo”, explicou.
Um dos organizadores do “Afiliados Brasil” e fundador da Escola Dinheiro e da rede educacional de blogs Escolas+, Paulo Faustino também chamou a atenção para a necessidade do publisher investir em conteúdo de qualidade. “O importante é o usuário entrar no site e encontrar conteúdo e não só anúncios. Isso é importante para a afiliação porque os sites e os blogs têm a vantagem de fidelizar as pessoas”, disse.
Networking
O “Afiliados Brasil” reuniu mais de 350 publishers (blogueiros e webmasters), agências, publicitários e todo o tipo de usuários, direta ou indiretamente ligados ao desenvolvimento de projetos comerciais na internet. Além das 17 palestras, o evento foi um espaço para networking no qual empresas brasileiras, americanas e europeias apresentaram seus programas de afiliação. “Agora é a hora de investir em vendas pela internet utilizando os programas de afiliação. Portanto, o caminho é apostar em conteúdo de qualidade nos sites e blogs, sempre procurando entender as necessidades e alimentar o relacionamento com os usuários. Este evento foi muito bacana porque mostrou que tem muita gente no caminho certo”, afirmou Caio Ferreira, fundador de uma editora especializada em livros digitais comercializados pela internet, a e-Editora Publicações Eletrônicas, uma das primeiras empresas do Brasil especialista neste mercado.
A EuroAds é outra empresa europeia que chegou ao Brasil apostando no crescimento do segmento. “O congresso foi excelente porque, além do conteúdo das palestras, teve um networking muito forte. Foi possível conhecer quais são as principais dúvidas e perspectivas das empresas afiliadas”, disse Daniel Malmskov, diretor da empresa.
Via Conteúdo Empresarial.
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