O estudante do ITP NYU, Federico Zannier, passou dois anos coletando dados sobre si mesmo para sua tese de pós-graduação, arquivando dezenas de gigabytes de histórico de acessos, compras, bate-papos, GPS, navegação, teclas digitadas, fotos, etc.
Como forma de questionar as políticas de privacidade das empresas, Zannier se perguntou o quanto os indivíduos poderiam lucrar se fossem donos de seus próprios dados.
Ou seja, pensando que as empresas ganham dinheiro usando os dados que geramos passivamente enquanto navegamos e utilizamos aplicações, se fôssemos capazes de obter estes dados, por que não vendê-los?
Pensando nisso, Zannier lançou uma campanha via Kickstarter – A Bit Of Me – para vender seus dados por $2 dólares a cada dia de registro de suas atividades.
“Na nova economia, dados são como o petróleo.” – Federico Zannier
Sabendo que a maioria dos usuários aceita os termos e abre mão de seus dados de graça, se cada pessoa cobrasse um valor mínimo, faz sentido pensar que começaríamos a reestruturas as políticas e regras firmadas pelos grandes players do mercado e, consequentemente, os modelos de negócio.
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Post originalmente publicado no Brainstorm #9
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