Vamos combinar, a web muda muito todo dia, cresce, altera ou inova. O ritmo é alucinado! Por exemplo, como você sabe se o que faz é bom, ruim ou o melhor? Quer complicar? Pense no que você deve fazer para estar ou se manter entre os melhores ou ainda, tente responder a pergunta: “esse é o melhor que existe?”.
Por mais absurdo que pareça, minha resposta para tudo é sempre a mesma: não sei. Se falasse outra coisa estaria mentindo ou usando a ciência do achismo. Se você quer mesmo saber a verdade para não termos dúvidas, então anote: vamos pesquisar.
Você pode até não ter a mínima ideia, mas pesquisar antes de iniciar é uma ação tipicamente da qualidade. Seja uma pesquisa de boas práticas ou benchmark, pesquisar é uma das ações mais importantes para quem quer fazer projetos competitivos para grandes players da web. Quer saber como iniciar? Vamos pelo início… O que é uma pesquisa de boas práticas?
Conhecendo a pesquisa de boas práticas
O objetivo de uma pesquisa de boas práticas sempre é saber quais são as melhores ações ou práticas realizadas por um grupo definido. Sejam concorrentes, amigos ou referências – falando em web – uma pesquisa de boas práticas serve para saber quem são os caras mais bacanas e o que eles estão fazendo de melhor. Resumindo: se você quer ser um dos melhores, saiba quem são eles, o que fazem e compare para ser o melhor.
Etapas de uma pesquisa
1. Qual é o meu mercado e quem são os concorrentes? Toda e qualquer pesquisa inicia por definir o campo de pesquisa, ou seja, queremos ser os melhores, então quem são os melhores? Vamos iniciar primeiro conhecendo o mercado e o nosso produto, quem são os concorrentes mais relevantes e quem, dentre eles, são referências para o que gostaríamos de fazer. Certo? Conseguiu listar uns 5 realmente bons? Vamos apimentar isso…
2. Que tal adicionar algumas referências? Conhecendo o mercado e os concorrentes, nosso segundo passo é melhorar nossa lista pesquisando quem no Brasil e no mundo, relacionado ao seu negócio, realmente faz ações exemplares e que você adoraria estar fazendo. E nada de limitar seu pensamento, você pode se surpreender com o que uma empresa de serviço em Dubai ou uma indústria da Coreia do Sul podem fazer. No final, uma lista de 10 empresas realmente bacanas é o que você precisa.
3. Vamos listar o que é realmente o melhor? Após identificar o que vamos pesquisar, listando o creme de la creme global, agora vamos ao paciente trabalho de navegar, comparar e pesquisar. Sem atalhos ou pulando etapas, liste o que realmente é show em cada projeto. Se conseguir 5 ações legais de cada um vai ser ótimo. Pesquise, pesquise e pesquise. Tudo anotado e se você fez a lição de casa, devemos ter mais de 50 ações, ideias, estratégias e práticas dos melhores.
4. E agora vamos organizar essa bagunça? Imaginando que você tenha uma lista de 50 ações super bacanas, agora o segredo é organizar. Quer saber como? É muito simples. De tudo que você pesquisou, tente agrupar as ações em 3 tipos: experiência, criar desejo ou divulgação e relacionamento. Vou explicar melhor:
- Experiência: experiência é tudo que é oferecido para o cliente, aquilo que ele visualiza, onde o cliente interage com a marca, como um site ou um blog.
- Criar desejo: desejo são todas as ações que levam o cliente para um ambiente de interação, como por exemplo a divulgação da empresa no Google, a realização de uma campanha de banners, anúncios ou até mesmo documentos em outros sites.
- Relacionamento: nada mais é do que as ações realizadas para esses clientes que a empresa divulgou, que interagiram e que depois da experiência tiveram um contato, um canal que se mantém e é continuado.
Organizando claramente o que é experiência (o que é oferecido para o cliente), desejo (cliente chegar até o ambiente) e relacionamento (como a empresa se relaciona e interage com o cliente), você tem que ter 10 ações para cada um dos itens. Nem menos e nem mais. Na dúvida corte, ajuste, pesquise. A intenção é ter as 30 melhores práticas para a sua empresa. Simplesmente o melhor, combinado?
5. Como utilizo isso tudo? Por fim, para fechar sua pesquisa anual (sim, você vai acabar exigindo isso a cada ano) o trabalho passa a ser documentar essa lista de ações, com os links de exemplo e colocar sua agência a trabalhar. Resumindo: organize as ações do ano, defina as etapas, prioridades e jogue como base para o seu planejamento anual. E em caso de não ter um, sem desculpas, você já tem mais um bom motivo para fazer o seu.
Para concluir, em uma simples pesquisa você conheceu mais do seu mercado, como estão os concorrentes, selecionou quem são suas 10 referências (os melhores do mundo), detalhou o que cada um faz, aproveitou para organizar em 10 ações de divulgação, as 10 melhores de experiência e as 10 de relacionamento, e ainda saiu com a base do que deve fazer no ano… Agora até ficou simples entender a diferença entre o “acho que é bacana” para o “estar entre os melhores do mundo”. E se tiver dúvida, pode falar o temido não sei, mas vou pesquisar como os melhores fazem.
Para saber mais, confira:
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