X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

O que um analista de mídias sociais deve ter no currículo?


Ainda se discute muito sobre o perfil do analista de mídias sociais e o que deve compor o currículo desse profissional. Não é difícil encontrar por aí agências que estipulam como requisito um segundo idioma, geralmente o inglês, ótimas noções de SEO, Google Analytics, empreendedorismo, dinamismo, uso avançado de alguns softwares, elaboração de complexos relatórios de monitoramento e, de quebra, que a pessoa faça tudo isso sendo um estagiário. A banalização de um dos mais importantes cargos atuais prejudica o mercado e a imagem desses profissionais.

Porém uma coisa é certa: esses requisitos não estão tão longe de um ideal. Como grande parte dos softwares e conteúdo são originados em inglês, ter o domínio da língua do Tio Sam pode fazer a diferença na hora de concorrer a uma vaga. Outro ponto interessante seria o de possuir, mesmo que de forma básica, conhecimentos fundamentais sobre SEO (Search Engine Optimization), que é a otimização de sites para mecanismos de buscas, e noções também pelo menos básicas sobre WordPress, já que é uma das plataformas essencialmente utilizadas por aí.

Se você sabe trabalhar com WordPress e sabe posicionar o site ou blog do cliente no Google, é preciso também que saiba produzir um conteúdo bacana. Talvez a função de produção de conteúdo nem fique na sua mão, mas em hipótese alguma um analista de mídias sociais deve cometer erros de português, seja banais ou graves, pois é a imagem da empresa que está em jogo. E falando em imagem, você tem trabalhado a sua imagem pessoal nas suas redes sociais? Tem utilizado o espaço para trocar informações, conhecer novos profissionais e se aproximar daqueles que admira ou tem sido apenas mais um publicando vídeos de humor e charges com um tom preconceituoso?

Pois é, não é de hoje que muitos especialistas afirmam que uma boa imagem nas redes sociais ajuda o profissional que quer ocupar a cadeira de analista na empresa. Se o futuro analista de mídias sociais não sabe gerenciar a própria imagem como irá cuidar da imagem de um cliente? Não é tão incomum observarmos casos de funcionários que foram afastados do trabalho por cometerem ações que direta ou indiretamente haviam prejudicado a empresa.

Por fim, os cursos complementares são essenciais nessa função. Geralmente os profissionais dessa área são jornalistas, publicitários e e principalmente aqueles formados em marketing. Mas nada impede que antropólogos, veterinários e médicos entrem para o time, pois o que conta é a capacidade de ação do profissional e não só o que ele diz que sabe fazer. Cursos de empreendedorismo, estatística, visão estratégica, branding, SEO e WordPress (para aprofundar seus conhecimentos) ou até mesmo cursos complementares ao cargo, como monitoramento, métricas, conteúdo e gerenciamento de crises são são positivos aos olhos da empresa e enriquecem o currículo do futuro profissional de mídias sociais.

Recapitulando, seria ideal um analista ter, por base, os diferenciais:

  • Língua inglesa: por isso é importante investir em um bom curso de idiomas;
  • SEO: tenha no mínimo noções básicas e depois vá aperfeiçoando seu conhecimento;
  • WordPress: vale a mesma regra do SEO;
  • Visão estratégica: dinamismo + empreendedorismo + conhecimentos sobre a empresa;
  • Boa imagem nas redes sociais: cuide bem da sua imagem nos canais sociais;
  • Cursos complementares: aposte em cursos online e presenciais, assim como congressos e eventos;
  • Domínio da língua portuguesa: fundamental para qualquer profissão.

E mais uma série de outros pontos, pois vale lembrar que não existe uma fórmula mágica e nem uma regra para o caro de analista de mídias sociais, porém é válido destacar que o profissional que vai além e busca oferecer algo que a empresa não havia exigido acaba ganhando notoriedade e respeito do mercado. Vá além e ultrapasse todos os seus limites!

Aproveite e confira o curso online de formação de Analistas de mídias sociais. É uma boa opção para quem quer iniciar na carreira e o preço está com desconto!

dc sm

O post O que um analista de mídias sociais deve ter no currículo? apareceu primeiro em Blog Mídia8! » Comunicação digital e redes sociais.

Via RSS de Blog Mídia8!

Leia em Blog Mídia8!

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot