O YouTube representa mais de 90% dos vídeos compartilhados pelos brasileiros no Facebook e no Twitter. Quase 60% das fotos vêm do Instagram. Entre as notícias replicadas nas duas redes, mais da metade são da página do jornal O Globo. Já o Blogspot é responsável por 38% da repercussão dos blogs nesses canais.
As informações são da E.life que analisou, por meio da ferramenta Buzzmonitor, cerca de 280 mil posts feitos nos últimos cinco meses no Facebook e no Twitter por usuários brasileiros. A partir desses dados, listou quais as mídias mais compartilhadas nessas redes nas categorias: blogs, fotos, notícias e vídeos.
Lançado pela E.life em dezembro de 2012, o Buzzmonitor analisa atividades de usuários nas redes sociais e transforma essas informações em dados estratégicos. Com isso, permite às companhias aprimorarem seu relacionamento com os consumidores, contribuindo para a criação de campanhas promocionais e ações pontuais direcionadas ao público-alvo.
Mais de duas mil marcas já fazem uso da ferramenta, única no Brasil a oferecer gratuitamente a íntegra do serviço por período estabelecido. “Este é o primeiro estudo da E.life com olhar direcionado para o tipo de mídia compartilhada nas redes sociais. As informações compiladas são resultado de um crowdsourcing entre as milhares de marcas que passaram a utilizar voluntariamente o Buzzmonitor”, destaca Jairson Vitorino, CTO da E.life.
Abaixo, a lista com os canais mais compartilhados em cada categoria.
Blogs
- Blogspot – 38%
- WordPress – 15%
- Outros – 47%
Fotos
- Instagram – 60%
- Twitpic – 26%
- Flickr – 12%
- Outros – 2%
Notícias
- O Globo – 52%
- Folha de SP – 14%
- Exame.com – 7,3%
- Veja.com – 7%
- R7 Notícias – 4,7 %
- UOL Notícias – 3,5%
- Terra Notícias – 3%
- Vírgula – 2,5%
- Extra (RJ) – 2,5%
- Estadão – 2,5%
- Outros – 1%
Vídeos
- YouTube – 90%
- Vimeo – 4%
- Dailymotion – 1,5%
- Outros – 4,5%
Via Rosa Arrais.
O post Estudo revela quais as mídias mais compartilhadas nas redes sociais apareceu primeiro em Blog Mídia8! » Comunicação digital e redes sociais.