Justin Bieber, Madonna, Lady Gaga,… Definitivamente, parece que ninguém sabe aproveitar melhor as mídias sociais como estratégia de branding que o pessoal da música. E, desta vez, o pessoal da Convince & Convert resolveu se basear na trajetória de Phil Collins para fazer uma analogia sobre como empresas podem se diferenciar no mundo digital. Olha só que bacana:
– Desenvolva o maior número de habilidades possível: Phil Collins, primeiro, ficou reconhecido pela sua perfomance nas baquetas. Mas, em vez de se acomodar, dedicou-se durante anos para conseguir espaço também nos vocais. Nas mídias sociais, é a mesma coisa. Procure conquistar seu espaço aos poucos, tendo um diferencial em cada rede que participa.
– Não fique preso a um gênero: enquanto era baterista do Genesis, a banda tinha um estilo musical mais perto do rock progressivo. Depois, Collins se envolveu em outros projetos e em uma carreira solo que tinham um estilo de música mais calmo. Portanto, não fique preso à uma determinada linguagem, acreditando que precisa falar sempre com um tom sério ou sempre dos mesmos assuntos.
– Não lamente ou rejeite o seu sucesso: uma das coisas mais criticadas em Phil Collins foi o fato de ele ter dito que “não desejava ter sucesso”. Não só pode ser mentira como é um desrespeito com as pessoas que te ajudaram a chegar lá. No digital funciona de uma maneira parecida. O seu reconhecimento possivelmente virá com a ajuda dos demais.
– Mude: uma coisa que é o cerne do sucesso de muitos músicos é que eles sabem quando devem mudar algo para atender o que seus fãs desejam. Isso quer dizer que é preciso saber porque seus consumidores estão te seguindo no Twitter ou no Facebook. Ou seja, se tudo que você faz na rede é retuitar ou apenas vender, com certeza, será bloqueado ou perderá followers. Certifique-se que está oferecendo uma variedade de conteúdo suficiente para manter as pessoas interessadas em manter algum tipo de relacionamento com sua marca.