Com crescimento de 83% entre 2011 e 2012, a publicidade móvel, que abrange smartphones e tablets, atingiu US$ 8,9 bilhões em sua receita, totalizando os gastos no mundo inteiro, de acordo com o recente levantamento feito em parceria pelo IAB USA, IAB Europa e IHS. Em comparação com o ano anterior, quando somou US$ 4,3 bilhões, a pesquisa avalia que as receitas globais podem chegar até US$ 11,4 bilhões em 2013.
Ao separar por regiões no mundo, o estudo aponta que a América Latina representa apenas 0,6% deste total, enquanto a Ásia engloba 40,2%, seguida de perto pela América do Norte, que faz 39,8%. A Europa Oriental surge com 16,9% do share, quase fez vezes mais que a Europa Central, com 1,3%. Completa a lista o Oriente Médio e a África, que juntos somam 1,2%.
Para Rodrigo Prates, diretor de Owned e Shared Media da Today, agência pós-digital de comunicação, o alto crescimento se deve especialmente pela forte disseminação tecnológica dos últimos 12 meses. “Entre os acontecimentos, os inúmeros lançamentos de aparelhos mais modernos contribuiram para o crescimento. Com maior velocidade no telefone, aumenta também o tráfego de dados, e, consequentemente, a importância da internet móvel”, analisa o diretor. “Nos próximos anos devemos ter uma maior participação na América Latina, principalmente no Brasil, com a consolidação da tecnologia 4G e os incentivos fiscais do governo para compra de telefones”, conclui.