Que tal entender o consumidor além da comunicação de massa? O documentário Odisseia, neuromarketing, de 2009 mostra técnicas sofisticadas para investigar o que se passa na parte não consciente do nosso cérebro através da análise de ondas cerebrais. A pergunta que orienta a pesquisa é “Cidadãos sob a influência?” e discute uma nova técnica de investigação de mercados baseada no estudo dos efeitos que os estímulos publicitários exercem sobre o cérebro humano no intuito de conseguir prever a conduta do consumidor. Como? Assim como em outras experiências da neurociência, nesse estudo foram utilizadas técnicas de ressonância magnética capazes de identificar que anúncios e produtos nos seduzem ou quais nos desagradam ou que estímulos sensoriais são ativados no momento da escolha de um determinado produto. O filme traz, ainda, opiniões de defensores e críticos, assim como suas eventuais vantagens e perigos e procura responder aos questionamentos: Existe manipulação no neuromarketing? Onde está a linha que separa os objetivos empresariais e a liberdade de escolha do consumidor? França, Estados Unidos, Itália e…
O post Prevendo o comportamento do consumidor: documentário mostra técnicas do neuromarketing apareceu primeiro em Blog Mídia8! » Comunicação digital e redes sociais.