Sexta-feira passada rolaram as duas versões da Black Friday. Duas? Sim, duas. Uma é a original, a americana, onde pequenos e grandes varejistas deram descontos colossais em seus produtos com o intuito de limpar os estoques para a chegada de novos produtos, dando início às vendas de Natal. A outra é a brasileira, mas conhecida como Black Fraude, Black Fiasco ou Black Mentira, onde empresários com um grau de miopia avançado em relação ao mercado (visão do próprio Procon) inflam os preços dias ou horas antes e fingem dar alguns % de desconto. Logicamente que não são todos os varejistas que participam dessa fraude colossal, mas muitos dão descontos nos produtos e recuperam o valor no frete ou, ainda, dão descontos do tipo “de 19,99 por 19,95″. É ridículo, eu sei, mas é a realidade que infelizmente temos que encarar por aqui. A boa notícia é que muitos empresas, diferentemente de 2012, começaram a enxergar a data como uma possibilidade de alavancar as vendas, mesmo o conceito da Black Friday…
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