Distrações e falsas necessidades estão controlando nossa vida. Aqui está o que você precisa aprender
As pessoas têm dificuldades em deixarem seu sofrimento de lado. De um medo do desconhecido, eles preferem o sofrimento que é familiar. Thich Nhat Hanh.
O fim da procrastinação é a arte de deixar as coisas irem.
Muitos de nós procrastina durante toda a vida. Nós gostamos de deixar as coisas de lado até o limite do prazo, porque sabemos que podemos enrolar até o último momento.
Assim, passamos nossos dias querendo otimizar a nossa rotina sem perceber que nós mesmos é que estamos nos sabotando.
Nós passamos a empurrar as tarefas até o último minuto e esperamos até a última hora para entregar o que precisamos. Até que, por algum motivo nós não entregamos.
Acontece que procrastinar nos faz perder prazos, mais e mais. Nosso trabalho se torna melhor do que o desejável, quando fazemos na última hora.
Lentamente vamos percebendo que a procrastinação não nos faz nenhum favor e vai aumentando nossa dor.
Mas nós já não conseguimos parar. Nós tentamos diversas coisas: sistemas de gestão do tempo, definição de metas e prestação de contas, técnica de Pomodoro e Getting Things Done.
Todos são grandes métodos, mas eles não duram para sempre. Nada disso acaba funcionando no longo prazo.
As coisas não funcionam porque não estamos focando a raiz do problema. Precisamos descobrir a habilidade que vai nos salvar da procrastinação: o desapego.
Aprendendo sobre o desapego
O desapego é uma coisa que precisamos treinar. Por exemplo, quem está tentando parar de fumar, precisa deixar ir embora a necessidade de fumar, precisamos deixar o uso do cigarro como muleta para lidar com nossos problemas.
Isso nos mostra que devemos nos desapegar de outras necessidades falsas que podem nos causar problemas: açúcar, fast food, compras, posses, etc.
Não queremos dizer que não podemos fazer essas coisas, mas quando deixamos essas necessidades de lado e nos desapegar que essas coisas são realmente importantes.
Então, aprendemos que as distrações e as falsas necessidades de verificar nosso e-mail a cada minuto e notícias e outras coisas online estão nos causando problemas.
Isso causa nossa procrastinação.
Aqui está o processo que podemos usar para deixar de lado as distrações e falsas necessidades que causam a procrastinação:
- Preste atenção para a dor que a procrastinação te causa no futuro, em vez do prazer temporário que eles nos dão de imediato.
- Pense sobre a pessoa que você quer ser, a vida que quer viver. Definimos nossas intenções para fazer o trabalho bem feito e alinhamos o que precisamos fazer.
- Controle seus impulsos para checar as coisas, para fugir para distrações. Nós queremos fugir do desconforto de algo duro e ir para o conforto de algo familiar e fácil.
- Perceba que não precisamos de conforto. Podemos estar desconfortáveis que nada de ruim vai acontecer. Na verdade, as melhores coisas acontecem conosco quando estamos desconfortáveis.
Então, respire, concentre-se e deixe as coisas acontecerem. Se despegue de tudo que nos deixa confortável.
E, passo a passo, passamos da pessoa que somos, para a pessoa que queremos ser.
Você só pode perder aquilo que escolheu se prender – Buda.
___
Este artigo foi adaptado do original, “The Art of Letting Go: How I Learned to Stop Procrastinating”, da FastCompany.