Boa parte dos artigos que escrevemos falam sobre como começar empresa ou características do empreendedor, porém muitas vezes percebemos que empresas já estabelecidas possuem certa dificuldade na hora de ir para o próximo patamar.
No caso, o que seria esse próximo patamar? Pode ser desde a contratação do primeiro funcionário até a criação de uma 2a loja. A moral da história é que gerenciar o crescimento de uma empresa é um desafio tão grande quanto começa-la.
Por isso, hoje falaremos sobre 3 investimentos essenciais em que você precisa ficar de olho na hora de dar um passo rumo à expansão da sua empresa.
Investimento 1: Marketing
É razoavelmente comum vermos casos de empresas iniciantes em que os clientes simplesmente “aparecem”. Seja através de indicações de outros clientes ou mera “sorte de principiante”, os primeiros clientes caem do céu e o empreendedor fica com a impressão de que será fácil conseguir mais clientes.
Porém, chega uma hora em que os limões ao redor do limoeiro já foram catados e você precisará pegar uma escada para pegar os que ainda estão nos galhos.
Em termos mais técnicos, em algum momento os canais de aquisição irão saturar. Por isso você precisará investir em novos canais de aquisição de clientes através de uma boa estratégia de marketing.
Apesar de ser inevitável em algum momento, não necessariamente a saída é sair comprando propaganda para aumentar a clientela. Investir em marketing significa repensar a sua estratégia e definir diversas táticas, incluindo, mas não se resumindo à compra de anúncios.
Em geral, investir em um bom atendimento que gere o boca a boca é muito mais eficiente do que simplesmente comprar propaganda por toda a cidade.
Para entender um pouco melhor essa questão, recomendo o artigo Qual a diferença entre marketing e propaganda?
Investimento 2: Assessoria jurídica
Conforme sua empresa cresce, ela se envolve em operações cada vez mais complexas, o que torna necessária uma excelente assessoria jurídica.
Uma área particularmente complicada é a trabalhista, em que mais funcionários invariavelmente elevam o risco de algum tipo de reclamação. Mas isso varia muito dependendo da atividade da empresa.
Por sinal, antes que eu acabe me enrolando e recomendando algo sem embasamento, minha dica é: consultar um advogado de confiança antes de qualquer grande passo vai te economizar muita dor de cabeça.
Para ver mais, confira nossa entrevista com um especialista em direito empresarial.
Investimento 3: Seguros
Da mesma forma que o aumento das operações pede uma assessoria jurídica, uma empresa maior está mais exposta a imprevistos.
Nessa hora que bons seguros irão economizar muita dor de cabeça. Desde lojas que terão mais material para proteger até prestadores de serviços com muitos vendedores andando com notebooks e tablets na rua, chega uma hora em que o risco se torna relevante e prevenir se torna muito melhor do que remediar.
Logicamente cada tipo de empresas terá demandas diferentes, mas seguem algumas recomendações de coberturas para exemplificar:
- Veterinárias e petshops – Responsabilidade civil para cobrir danos causados aos animais (veja mais)
- Escritórios – Protegão a danos a equipamentos eletrônicos e reposição de registros e documentos perdidos ou danificados (veja mais)
- Escolas – Danos a portões causados por impacto de veículos ou vendavais (veja mais)
- Consultórios e clínicas – Garantir equipamentos médicos e odontológicos em caso de subtração (veja mais)
- Salões de cabeleireiro – Pagamento das despesas fixas em caso de incêndio, explosão e fumaça (veja mais)
- Bares e restaurantes – Garantir bens e valores dos clientes em casos de arrastões (veja mais)
- Estacionamentos – Danos causados por colisão dentro do local e responsabilidade civil em caso de danos causados a terceiros, como o roubo de veículos dentro do estabelecimento (veja mais)
Nessa área, recomendamos conferir os serviços do Porto Seguro Empresas. Para conhecer todas as opções, clique aqui.
Conclusão: Um grande poder traz grandes responsabilidades
Assim como qualquer outro objetivo relevante, levar sua empresa ao próximo patamar não é algo fácil. É como dizem: seu sucesso começa logo depois de onde termina sua zona de conforto.
Exatamente por isso ter responsabilidade na hora de investir no crescimento é fundamental. Da mesma forma que um adolescente necessita de cuidados diferentes de uma criança grande, uma empresa maior terá uma realidade bem diferente de quando estava só “na garagem”.
Criança ou adolescente, espero que as dicas do Saia do Lugar auxiliem a sua empresa a ir cada vez mais longe.
Abraços,
Millor Machado (torcendo muito para sua empresa cresça firme e forte)
Obs.: Esse artigo foi patrocinado pela Porto Seguro. Isso significa que os recomendamos como referência, mas não há influência em nossa linha editorial nem nossa opinião.
Confira como trabalhamos com artigos patrocinados no post Conteúdo útil para empreendedores em primeiro lugar.
The post 3 investimentos essenciais para levar sua empresa ao próximo patamar appeared first on Saia do Lugar.