Parceria entre Sebrae e Ibravin tem o objetivo de promover o consumo da bebida no mercado interno
A informação e a qualificação como ferramentas para valorização do vinho brasileiro a fim de aumentar em 15%, nos próximos dois anos, a venda do produto nos restaurantes e bares do país. Esse é o objetivo da parceria entre o Sebrae e o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) para sensibilizar e capacitar mais de mil estabelecimentos de alimentação fora do lar. O convênio será lançado nesta terça-feira (22), no estande Vinhos do Brasil, no 18o Expovinis Brasil, em São Paulo (SP). A inicitaiva também conta com apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
A maior exposição dos vinhos brasileiros irá beneficiar principalmente os pequenos produtores do setor, que representam cerca de 90% dos vinicultores, ressalta o gerente de Agronegócio do Sebrae Nacional, Enio Queijada. “Diferentemente das grandes empresas da área, que possuem canais próprios de distribuição, as pequenas vinícolas têm mais dificuldade em chegar a um grande número de estabelecimentos. Esse convênio tem o objetivo de preencher essa lacuna, ampliando a capilaridade das vendas”, explica. Apenas no Rio Grande do Sul, estado responsável por mais de 90% da elaboração de vinhos no país, concentram-se 650 micro e pequenas vinícolas.
O projeto contempla ainda a ponta inicial da cadeia produtiva do vinho, com o estímulo à melhoria dos processos produtivos por meio da ampliação do Programa Alimento Seguro (PAS) – Uva, obtendo mais adesões e, com isso, melhorando a qualidade do produto. A constatação de que a falta de informação faz com que os consumidores dependam essencialmente do canal de venda para decidir a compra foi decisiva para que as entidades elaborassem um planejamento a ser colocado em prática a partir de agora, após a divulgação do convênio. Além disso, também está prevista a realização de 12 circuitos brasileiros de degustação de vinhos, contando com a participação das pequenas vinícolas junto aos consumidores e compradores do trade vinícola.
“Sabemos que os temas vinho e enogastronomia têm despertado grande interesse nas pessoas. Levando a elas mais informações, vamos estimular uma mudança de cultura, consumo mais consciente e um cenário favorável à produção brasileira”. A avaliação é do gerente de Promoção do Ibravin, Diego Bertolini. Segundo ele, ao orientar os bares e restaurantes sobre como trabalhar a comercialização de vinhos, sucos e espumantes, haverá um aumento direto na rentabilidade dos empreendimentos.
Entre as ações está previsto o desenvolvimento de uma metodologia específica para o curso de capacitação, um modelo de carta com os vinhos brasileiros, além da divulgação da iniciativa pelas entidades. O convênio prevê qualificar diretamente cerca de 3 mil pessoas do segmento de alimentação fora do lar, em 16 estados. Também instrumentalizará as vinícolas para que participem de feiras e outros eventos.
De acordo com o presidente do Conselho de Administração da Abrasel Nacional, Pedro Hoffman, o papel da associação será o de estimular a participação dos bares e restaurantes em todo o país. O dirigente avalia que o projeto atuará na qualificação do serviço de vinhos, um dos principais gargalos no atendimento aos clientes. “É importante que esse trabalho para que os colaboradores tenham conhecimento sobre as castas que são vinificadas no Brasil, sobre a qualidade dos produtos vitivinícolas brasileiros e que também possam estar aptos a sugerir variedades e rótulos que harmonizem com os pratos e que atendem ao gosto dos clientes”, adianta.
PAS Uva para Processamento
Lançado em setembro de 2013, o Programa Alimento Seguro (PAS) Uva para Processamento já qualificou 68 produtores rurais e 48 pequenas vinícolas de cinco estados brasileiros em Boas Práticas Agrícolas, Boas Práticas Enológicas e em Análise de Pontos Críticos de Controle. O convênio assinado prevê ações de ampliação do programa para vinícolas e produtores de uva das regiões da Serra e Campanha (RS), Planalto Catarinense – Região Vinhos de Altitude e Oeste Catarinense (SC) e Vale do São Francisco (BA/PB), assim como pequenos produtores dos estados de Goiás, Paraná, Espírito Santo e São Paulo.
Desenvolvido em parceria entre o Ibravin, Embrapa Uva e Vinho, Sebrae e Senai, o projeto foi desenvolvido para a qualificação da produção de uva e de bebidas derivadas da matéria-prima na área da segurança alimentar.
Informações Agência Sebrae