O uso da inovação como ferramenta para conquistar novos clientes e aumentar a qualidade dos produtos e serviços já é uma realidade para 75% dos pequenos negócios no Brasil. De acordo com pesquisa feita pelo Sebrae, nos últimos dois anos, a maioria dos donos de micro e pequenas empresas promoveram algum tipo de inovação e, para mais de 80% deles, essa modernização resultou em um incremento nas suas receitas.
O estudo classifica como inovações desde o lançamento de um novo produto até melhorias na estrutura organizacional ou nos processos. Além do incremento no retorno financeiro, 87% dos proprietários de pequenos negócios afirmaram que os processos de inovação adotados deixaram os clientes mais satisfeitos. Para 83% dos entrevistados, a imagem da empresa foi beneficiada e, para 72%, a inovação melhorou a qualidade de vida no ambiente de trabalho.
O presidente do Sebrae, Luiz Barretto, destaca que o grande desafio das micro e pequenas empresas é trabalhar o negócio da porta para dentro e adotar estratégias inovadoras, não só em produtos, mas também em gestão. “Inovar não é apenas lançar um novo artigo ou serviço. É melhorar processos e adotar medidas sustentáveis que atendam às demandas dos consumidores e diminuam os custos da operação”, afirma.
De acordo com Barretto, o Sebrae tem procurado identificar problemas como a falta de conhecimento de técnicas de prospecção de tendências e oportunidades de mercado, dificuldade de acesso a crédito e capital de risco. “Temos atuado fortemente para contribuir na redução dessas barreiras e estamos articulando parcerias com entidades de pesquisa tecnológica e com outras empresas para construir redes de colaboração no desenvolvimento de inovações”.
Luiz Barretto destaca ainda que a inovação é a agenda do século 21 e o grande diferencial para sobreviver no mercado. “Estabelecemos como meta aplicar no mínimo 20% do nosso orçamento para incentivar a cultura inovadora nos pequenos negócios”. De 2014 a 2017, o Sebrae investirá R$ 1 bilhão em inovação, por meio de projetos e programas como o Sebraetec, Agentes Locais de Inovação (ALI), Centro Sebrae de Sustentabilidade, apoio a incubadoras e parcerias. O número de empresas atendidas pelo Sebrae com soluções de inovação passou de pouco mais de 40 mil, em 2010, para 145 mil, em 2013.
ALI e Sebraetec
O programa Agentes Locais de Inovação (ALI), realizado em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), tem como objetivo sensibilizar os empresários para a importância da inovação. Jovens que se graduaram há no máximo três anos acompanham gratuitamente por até dois anos pequenas empresas em todo o país. Os ALI aplicam a metodologia em micro e pequenas empresas, realizam atendimentos in loco e acompanham até 50 empresas por agente. Em 2013, o programa monitorou mais de 44 mil empresas no país.
Já com o Sebraetec, as empresas têm acesso subsidiado a serviços em inovação e tecnologia, visando à melhoria de processos e produtos. Criado em 2010, o programa conta com mais de 1,4 mil instituições credenciadas no Brasil para apoiar inovações customizadas de acordo com a realidade e a necessidade de cada empresa. No ano passado, o Sebrae atendeu mais de 78 mil pequenos negócios, custeando até 80% do valor das consultorias.