Travas de bicicleta são incrivelmente necessárias, mas ficaram defasadas: elas resistiram em incorporar tecnologias modernas, e mesmo a melhor delas quebra sob força bruta. A nova Skylock, de ex-engenheiros da Boeing e Jawbone, está prestes a ultrapassar a concorrência e trazer a proteção de bicicletas para o século XXI.
A Skylock é muito parecida com travas em formato U, mas há muita tecnologia por dentro dela, e surpreendentemente não são truques desnecessários – parece algo realmente útil.
Resistência
A Skylock promete ser resistente a ataques por congelamento: ou seja, não adiantaria borrifar ar comprimido (ou nitrogênio líquido) na trava para fazê-la quebrar.
Mas e se alguém cortar a trava usando uma esmerilhadeira, por exemplo? Toda trava é vulnerável a isso, mas a empresa garante que, como a Skylock não é flexível, o ladrão precisaria cortá-la duas vezes para soltar a bicicleta. Até lá, você poderia ser alertado do roubo – ou o bandido poderia ser pego no flagra.
Sistema antifurto
Além de ser tão forte quanto as melhores travas no mercado (ou pelo menos prometer isso), a Skylock possui acelerômetros e Wi-Fi embutidos. Funciona assim: quando você tranca a sua bicicleta, é possível conectar a trava a uma rede Wi-Fi nas proximidades. Se alguém começar a mexer na sua bicicleta, o acelerômetro detecta isso, e a trava envia uma notificação para o seu smartphone. Dessa forma, você pode correr até a bicicleta e impedir o malfeitor. Você também pode ajustar a sensibilidade da trava, para evitar alertas desnecessários.
Obviamente, se não houver uma rede Wi-Fi nas proximidades, aí não há como usar o recurso. Na verdade, isto também funciona através de Bluetooth, mas você teria que estar a até 9 m de distância. Ainda assim, é um recurso incrível.