No final de 2011, Samsung e Intel se uniram para desenvolver o sucessor do MeeGo, chamado Tizen, uma plataforma de código aberto com base em HTML5 que chegaria a vários dispositivos. O sistema começou tímido – basicamente escondido em uma câmera da Samsung – mas parece estar pronto para os holofotes.
O Samsung Z é um smartphone que roda Tizen, assim como os smartwatches Gear 2, Gear Fit e Galaxy Gear. Ele chegará à Rússia no terceiro trimestre, e “está previsto para se expandir a outros mercados”.
Trata-se de um aparelho com tela Super AMOLED de 4,8 polegadas e resolução HD, processador quad-core de 2,3 GHz (sem fabricante revelada), 2 GB de RAM, 16 GB de armazenamento interno com suporte a microSD, e bateria de 2.600 mAh. São 8,5 mm de espessura e 136 g.
Há uma câmera de 2.1MP na frente, e uma câmera de 8MP na parte traseira; abaixo dela, você encontra o flash e o sensor de batimento cardíaco – assim como no Galaxy S5. A traseira – nas cores preto e dourado (que parece marrom?) – possui textura que imita couro. Na frente, ele também possui um leitor de impressões digitais integrado ao botão Home para desbloquear o aparelho.