Desde o Lumia 1020, lançado há cerca de um ano, não vimos Windows Phones com câmeras tão imponentes quanto aquele sensor de 41 megapixels. Mas segundo The Verge e WPCentral, o Nokia McLaren será o próximo aparelho da Microsoft com câmera enorme, e mais: comandos por gestos semelhantes aos do Kinect.
Por enquanto, ainda não sabemos quantos megapixels terá o McLaren (codinome interno), mas o Verge diz que ele possui “uma protuberância semelhante [à do Lumia 1020] na traseira para uma câmera potente”.
O destaque fica para o que chamam internamente de 3D Touch ou Real Motion. São controles por gestos que, segundo o The Verge, incluem:
- ativar a tela automaticamente quando você tira o smartphone do bolso;
- atender ligações automaticamente levando o celular até a orelha;
- virar o celular para baixo na mesa e ativar o alto-falante;
- desligar uma chamada colocando o celular no bolso;
- ficar em modo silencioso quando o usuário colocar a mão por cima da tela;
- descartar notificações acenando a mão por cima da tela.
Sim, a maioria desses recursos já está presente nos modelos mais recentes da linha Galaxy S, da Samsung, mas há uma diferença crucial aqui: a Microsoft/Nokia está usando sensores dedicados, em vez de apenas combinar a câmera frontal ao acelerômetro – algo que nem sempre funciona bem.
Com os sensores de movimento, também seria possível usar as laterais do celular para interagir com o sistema: por exemplo, para dar zoom, bastaria deslizar seu dedo por uma das bordas. O WPCentral diz que o aparelho conseguirá até criar mapas de calor, assim como o Kinect.
O 3D Touch também cria uma nova forma de interagir com blocos dinâmicos. É o MixView, inspirado em uma antiga função do Zune: