X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Amazon continua guerra suja contra editora para fazê-la ceder


A Amazon e a editora Hachette ainda estão em negociações após uma disputa bastante pública sobre o preço de e-books. A varejista vem usando alguns truques sujos para ganhar a batalha, incluindo aumentar preços dos livros da Hachette, ou se recusar a fazer encomendas de sucessos da editora.

A jogada mais recente da Amazon vai além: o executivo David Naggar enviou uma carta a diversos autores da Hachette, propondo que eles fiquem com 100% do valor das vendas enquanto a disputa persiste. Isso parece algo bom para os escritores… no curto prazo.

A Hachette quer que a Amazon pague mais por cada livro; parte desse valor é repassada aos autores. Se as editoras não pressionarem por preços mais altos agora, fica ainda mais difícil cobrar isso no futuro – e remunerar os autores de acordo.

Afinal, a Amazon já domina a venda de 67% dos e-books nos EUA, e 64% da venda de livros físicos na internet. Você pode até receber 100% das vendas, mas deixando o preço ser decidido cada vez mais pela varejista – que quer baixá-lo tanto quanto possível.

Sobre as negociações paralisadas, Naggar coloca a culpa na editora:

Nós concordamos que os autores sofrem enquanto as negociações se arrastam, e estamos particularmente sensíveis ao efeito disso em autores novos e midlist [que não são best-sellers mas têm boas vendas]. Mas a apatia da Hachette e sua falta de vontade de negociar nos colocou nessa posição; a menos que a editora mude drasticamente seu ritmo de negociação, isso vai durar muito tempo.

Em seguida, ele expõe a proposta da Amazon para dar 100% do preço de venda diretamente aos autores, fazendo com que tanto a varejista como a Hachette percam todos os lucros em potencial até que elas cheguem a um acordo.

Mas parece que a Amazon ainda não fez essa proposta oficialmente aos autores – e nem vai, segundo Roxana Robinson, presidente da Authors Guild. “Isso parece ser uma solução de curto prazo que encoraja os autores a tomar partido contra seus editores”, diz ela ao New York Times. “Isso não tira os escritores desse problema – ainda estaremos envolvidos nele. Nossos livros estão no centro dessa disputa.”

A Amazon já admitiu que está provocando a Hachette até ela aceitar os termos da negociação. Receber 100% das vendas pode soar ótimo para escritores, mas a editora está neste cabo-de-guerra para proteger os seus interesses: garantir preços um pouco mais altos para seus livros, o que pode significar uma remuneração melhor para seus autores.

A carta só oferece um benefício de curto prazo para distrair da raiz do problema: a Amazon quer baixar o preço dos livros em geral a qualquer custo. [New York Times via GigaOm]

Foto por Noelas/Flickr

O post Amazon continua guerra suja contra editora para fazê-la ceder apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

fbffe sZWzHJJSaE

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot