Se você perguntar ao Twitter o que eles estão preparando para o futuro, você não terá resposta: a política da empresa é não comentar este tipo de assunto. Mas eles estão trabalhando em um monte de pequenas novidades: na verdade, você pode até ter participado de testes da rede social sem nem ter percebido.
O Twitter, como a maioria das empresas, faz mudanças discretas em seus serviços e transforma grupos de usuários em testadores de novos designs e funções. Muita gente comenta sobre mudanças estranhas na interface ou atualizações não esperadas. Às vezes, estes testes se tornam funções disponíveis para todos, como o botão mute recentemente adicionado.
Porém, o que acontece com mais frequência é que nada disso se materializa para o grande público. É que alguns experimentos são horríveis, como o contador de visualizações em cada tweet; outros, no entanto, eu gostaria de ver distribuídos a todos.
Este tipo de teste interno acontece em várias empresas, mas quando ocorre num palco tão grande quanto o Twitter, ganha muita atenção — e tem um impacto potencialmente muito maior. Aqui estão alguns experimentos recentes que gostaríamos que se tornassem funções da rede social.
Favoritando perfis de usuário
Em dezembro passado, o Twitter começou a testar uma função que permite aos usuários “favoritar” contas inteiras, além de tweets individuais. Com isso, você recebe notificações push cada vez que a pessoa tuitar. É algo bastante útil para acompanhar contas que raramente publicam um tweet; mas pode ficar irritante se a pessoa tuíta muito.