ATorcedores.com anunciou hoje que conquistou o seu primeiro investimento-anjo e já fechando com outros investidores para fechar o seu seed round. À primeira vista, a Torcedores.com parece mais uma página especializada em esportes – mas há uma diferença considerável: eles apostam pesado no jornalismo colaborativo.
O site, fundado no final de 2013, permite que qualquer um possa se tornar um colaborador ao enviar notícias. Com isso, eles conseguem escalar rapidamente e hoje já contam com mais de 300 colaboradores. Em junho eles tiveram quase 500 mil visitantes únicos; em julho estão perto de fechar 1 milhão.
Todo o conteúdo enviado passa pela curadoria da equipe editorial do site, que analisa a veracidade e originalidade dos textos. Segundo Derik Hall, co-fundador e CEO da empresa, ao lado de Sergio Sacchi, há 14 funcionários que se dividem entre redação, tecnologia e comercial.
Eles diz que não pode divulgar o aporte enquanto não fechar o restante, mas diz que entre os investidores estão Pedro Navio, Bryan Johnson e Craig Earnshaw. De acordo com o executivo, o aporte será utilizado para eles aumentarem o alcance do site e, consequentemente, a audiência.
Hall acredita que o modelo funciona porque os colaboradores procuram ganhar capital social – todas as matérias enviadas têm a assinatura, foto e descrição do autor. “Há também alguns alunos de jornalismo, que começam suas carreiras escrevendo para a Torcedores”, diz. “Há alguns colaboradores ainda que se destacaram e nós os contratamos para integrarem nossa equipe editorial”, afirma.
Com esses mais de 300 colaboradores, Hall acredita que eles conseguem entregar um conteúdo diferente dos outros portais de esporte. “Enquanto todo mundo simplesmente dá uma notícia, nós conseguimos trazer opinião e análise. Além disso, nossa equipe acaba se tornando mais flexível para cobrirmos a maioria dos times brasileiros”, afirma.
Apesar do foco no futebol, o site também de propõe a cobrir outros esportes, como MMA, tênis e basquete. Inclusive, Hall é norte-americano e já foi narrador de jogos de basquete. Tem ainda passagem pelo fundo de investimento Park City Angels, além de ter sido membro do comitê de campanha presidencial de Mitt Romney em 2012. No final daquele ano, durante uma viagem pelo Brasil, entrou em contato com a cultura esportiva do país e, em meados de 2013, resolveu criar a Torcedores.com. Seu parceiro, Sacchi, foi Country Manager e membro executivo da Futbol Sites Network, além de ter experiências em cargos de gerência e diretoria de marketing na 24/7 Inteligência Digital e na ZIP.NET.
O post Apostando em jornalismo colaborativo, Torcedores.com recebe aporte apareceu primeiro em Startupi.com.br.