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3 motivos para você terceirizar serviços em sua PME


Como terceirizar serviços

Somos empreendedores e gostamos de fazer tudo com nossas próprias mãos. Queremos reduzir todos os custos e ter o total controle do que precisamos. E quanto mais imaturos, mais tendemos a fazer isso.

Mas será que realmente vale à pena mantermos tudo in-house? Será que temos experiência e capacidade suficiente para fazer um bom trabalho?

Veja os três principais motivos para você terceirizar um serviço.

1. Experiência

Este ponto é meio óbvio. Se você não tem experiência nenhuma em um determinado serviço e não tem a menor ideia de como aprender, contrate quem sabe.

É muito fácil também a gente se enganar. Temos orgulho por coisa pouca. Só porque conseguimos fazer alguma coisinha aqui ou ali, a gente se ilude achando que somos os experts na área. Quem nunca tocou Wonderwall ou Hey Ho Let’s Go na guitarra e nunca se achou o melhor guitarrista do mundo? A mesma coisa acontece com design, marketing, computação, medicina, corte de cabelo etc. Não é porque você sabe que tomar analgésico para passar a dor, que você vai operar sua própria apendicite.

Veja o caso de Pafúncio como exemplo. Pafúncio é um consultor de empresas no ramo financeiro, e está querendo fazer um anúncio para patrocinar o jornal local. Pafúncio até que já trabalhou com Photoshop quando estava na universidade para recortar imagens. Ele tem experiência suficiente? Não. É melhor terceirizar, se não o resultado final vai ficar terrível e a grana investida será jogada fora.

2. Tempo

Outro ponto óbvio. Não procure mais trabalho para o tempo que você não tem.

Veja o caso de Pafúncio. Ele trabalha o dia inteiro, tem uma esposa e dois filhos. Sem falar que Pafúncio dá um curso à distância de terças e quintas.

Digamos agora que ele adquiriu boas habilidades no Photoshop. Você acha que vale à pena Pafúncio gastar as madrugadas dele para fazer o anúncio para a revista? Ele vai conseguir manter a sanidade e fazer um bom anúncio? Pode até ser que sim, mas nos próximos dias ele fará sua consultoria todo destruído.

3. Tempo e Experiência

Este é o ponto mais difícil de se compreender, pois é onde a maioria de nós cai. Podemos até ter tempo e experiência para executar o trabalho. Mas vale a pena?

Por exemplo, digamos que Pafúncio ganha R$ 100 a hora por sua consultoria. Ele até consegue adiar um serviço de um cliente e já manja Photoshop. Ele gastaria 20 horas para fazer um trabalho bem feito, ou poderia contratar outra pessoa por R$ 500 por um trabalho semelhante.

A conta é simples. Para ele mesmo fazer, ele perderia uma oportunidade de R$ 2000, mas economizaria R$ 1000. Portanto, gastaria R$ 1000. Caso ele terceirizasse, ele ganharia a oportunidade de R$ 2000, e gastaria R$ 500, dando um líquido de R$ 1500.

Terceirizar ou montar equipe?

Para uma empresa de uma ou poucas pessoas é mais fácil decidir terceirizar ou não. Avaliar os pontos acima ainda vai poder ajudá-lo na sua decisão, basta avaliar num âmbito mais corporativo, envolvendo as habilidades e tempo dos membros da sua equipe.

Mas é melhor contratar mais alguém ou terceirizar? Depende se o serviço está diretamente relacionado ao seu produto e tem demanda suficiente para ocupar um funcionário fulltime. Ponha também as contas na ponta do lápis e veja o que vale mais a pena. E não se esqueça de que um funcionário a mais provavelmente vai ocupar mais o seu tempo também para liderá-lo.

Terceirize, com confiança

Procure sempre avaliar esses 3 (ou 4) pontos antes de decidir desenvolver ou terceirizar um trabalho. Quanto menos estresse e mais tempo você tiver para poder focar no seu trabalho, melhor.

E para ter menos estresse, contrate sempre aquele que lhe é mais confiável e que tenha o melhor atendimento, assim você evita ter arrancar seus cabelos.

Nessa linha, um bom exemplo é a Locaweb. Ela traz algumas soluções muito interessantes em TI e Maketing Digital para PMEs.

Você não vai querer montar e manter seu próprio servidor para colocar seus sites ou documentos, vai? Não deveria, pois a Locaweb oferece várias opções de servidores fáceis de configurar a preços muito mais em conta – veja aqui sobre o Cloud Server gerenciado.

Em Marketing Digital, eles oferecem um serviço de criação e gerenciamento de anúncios no Google AdWords. A Locaweb cuida da sua campanha online sem você precisar entender nada sobre essa ferramenta do Google – veja mais aqui.

Abraços,
Mauro (usando minhas horas para as atividades mais rentáveis)

Obs.: Esse artigo foi patrocinado pela Locaweb. Isso significa que os recomendamos como referência, mas não há influência em nossa linha editorial nem nossa opinião.

Confira como trabalhamos com artigos patrocinados no post Conteúdo útil para empreendedores em primeiro lugar.

P.S.: Créditos da imagem de outsourcing Shutterstock.

 

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