X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Uma noite (com um robô) no museu


No fim do dia, o museu Tate Britain, em Londres, fecha as suas portas para visitantes e manda seus funcionários para descansar em casa. Contudo, até esse domingo, dia 17, um tipo especial de visitante será autorizado a circular pelos seus salões: esses robozinhos.

robo-tate-britain

Criados pelos designers da The Workers, eles foram criados para serem controlados via internet por gente do mundo todo, que dessa forma ganha a chance de circular pelo museu durante a noite, horário em que ninguém é autorizado a circular pelos corredores, com exceção dos robôs, que contém lanternas para iluminar a obra desejada, e câmeras que transmitem as imagens via web.

tate-britain-after-dark-foto

Através do site AfterDark, os interessados podem se inscrever para participar dos turnos de ‘pilotagem’ dos robôs – cada visitante virtual pode controla-los por um tempo, e depois o sistema automaticamente passa a vez a outra pessoa.

O AfterDark funcionará todos os dias a partir das 22:00 em Londres (18:00 aqui no Brasil), e especialmente hoje abrirá um pouco mais cedo, a partir das 19:30 (15:30 no Brasil), para dar a chance das crianças também fazerem a visita com os robôs.

E não há perigo algum caso haja algum ‘motorista de robô’ mais desastrado: os robôs são controlados por botões na tela do site, podendo andar em diversas direções e ‘olhar’ para cima e para baixo, mas eles vão manter uma distância segura das obras de arte, mas se os robôs chegarem muito perto de um objeto, eles não vão se mexer mais, e vão notificar o motorista através da interface de controle.

Ao acessar o AfterDark nos horários estabelecidos, os visitantes vão poder escolher acompanhar um dos quatro robôs disponíveis, contando também com comentários de guias do museu, que estarão online.

quatro-cameras-robos-after-darl

Pela incrível iniciativa, a ideia recebeu o IK Prize, prêmio oferecido pelo museu para ‘celebrar o talento criativo na indústria digital’, já que a união de criatividade digital e uso imaginativo da tecnologia está ajudando a levar o conhecimento sobre arte para audiências muito maiores do que o museu poderia comportar tradicionalmente. Tanto que até o astronauta Chris Hadfield deu ‘a sua voltinha’ no museu, a partir da sua casa em Toronto, no Canadá, como parte do esforço de teste da plataforma.

O bacana é pensar que, depois de passear durante a noite, vai ter muita gente querendo ir ao museu durante o dia para ver a obra sob um outro ângulo e outra iluminação.

abfdd b feedPost originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

abfdd brainstorm d qjIDKrITs

abfdd vAIRfGleFU

Via RSS de Brainstorm #9

Leia em Brainstorm #9

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot