Disclaimer editorial: o post abaixo foi construído com base num release da Cupom.com. Acreditamos que este serviço seja benéfico para empreendedores que já possuam um site e queiram turbiná-lo.
Quem se lembra daqueles anos em que só parte da população das grandes cidades tinham acesso aos produtos das marcas mais desejadas? Atualmente, graças a evolução da tecnologia e do comércio eletrônico, qualquer estabelecimento conta com uma loja online com ofertas atrativas.
Este cenário é, com certeza, uma conquista para os consumidores, que têm visto o aumento da oferta e disponibilidade de produtos não só a nível nacional, mas a nível global. Além disso, também representa o crescimento da modalidade de negócio conhecida como Marketing de Afiliados.
Podemos entender o Marketing de Afiliados como uma forma de comércio na qual os anunciantes (tanto nas lojas online, blogs, ou outros sites) obtêm uma comissão por cada uma das compras realizadas pelos seus leitores nas lojas parceiras. Um exemplo claro deste tipo de negócio são os famosos portais de descontos.
Este tipo de página que têm se multiplicado muito rápido e que contam com grandes nomes como Cupom.com e Groupon, se dedicam a negociar e publicar cupons de descontos e ofertas de uma grande variedade de lojas, tanto de grandes quanto de pequenas marcas. Uma das grandes vantagens que este tipo de comércio tem é que todas a partes envolvidas ganham.
Em primeiro lugar, os consumidores conseguem descontos de forma completamente gratuita e sem necessidade de se registrar. Por outro lado, as lojas online publicam seus produtos e só pagam os anunciantes pelas vendas efetuadas. Finalmente, os sites ou blogs recebem comissões das lojas online. Consumidores, vendedores e anunciantes satisfeitos, o que mais se pode querer?
Para fazer parte desse mercado deve-se ter um site ou blog apropriado. Uma vez feito este primeiro passo, a forma mais simples de estar em contato com a maioria das empresas é através das plataformas de afiliados (Zanox, Lomadee, Afilio…). Esses players atuam como intermediários entre os anunciantes e os vendedores, gerenciando todas as transações que são executadas (firmar parcerias, negociação de campanhas, contabilização e pagamento de comissões, etc.). A grande vantagem desses sites é que, em sua maioria, os anunciantes podem se registrar gratuitamente.
Muitas lojas online também possuem seus próprios programas de afiliados, só é preciso ir à página da loja, ler as condições e, se estiver de acordo, registrar-se. Algumas empresas proporcionam aos seus anunciantes códigos de desconto ou promoções especiais. Depois de cadastrado em um programa de afiliados, o próximo passo é adicionar o link de afiliado ou rastreamento no qual a empresa é mencionada, tanto em forma de cupom quanto em banner ou link externo (backlink).
Dependendo do programa, as vendas realizadas e as comissões obtidas podem ser gerenciadas a na plataforma do programa de afiliados. Após o período de faturamento, o vendedor transfere o pagamento das comissões, de acordo com as condições estabelecidas anteriormente. O E-commerce permite a entrada de novos modelos de negócio que incentivam o usuário a comprar e ajustar os custos das empresas.
O Cupom.com é um dos sites de cupons de descontos mais bem avaliados do mercado, possui escritórios em Berlim e Hamburgo na Alemanha e faz parte de um holding de sites controlados pela empresa Panna Cotta PCG GmbH, que hoje está presente em vários países da América Latina e Europa. O fator de sucesso deste modelo de negócio não está precisamente no processo em si, mas na maneira como ele se destaca dos demais concorrentes.
Para conhecer mais sobre o Cupom.com, clique aqui.
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Obs.: Créditos da imagem Shutterstock
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