Mosquitos são chatos e perigosos. São chatos por deixarem as picadas vermelhas que não param de coçar, e são perigosos porque estão entre os animais mais mortais do planeta. E nenhuma das nossas estratégias clássicas para combate às ameaças deles parece funcionar. É por isso que vamos fazer os mosquitos se voltarem contra eles mesmos.
Nos últimos anos, cientistas estudaram diversos métodos que envolvem modificação genética ou outra forma de mutação de mosquitos para impedir a propagação de doenças. Isso faz sentido, já que os poderes da ciência humana no século 21 conseguem derrotar qualquer demônio (certo?). Mas também é algo um pouco controverso, porque pessoas costumam não gostar muito de ideias que envolvem a destruição de uma espécie.
Deixando a questão ética de lado, você provavelmente estaria disposto a fazer qualquer coisa para impedir que seus filhos morram de malária ou dengue. Então como podemos fazer para salvar vidas usando esses insetos mutantes? Explicarei em seguida.
Lançando mosquitos bons para matar os mosquitos maus
A mais recente estratégia científica para aniquilar mosquitos que carregam doenças está sendo lançada agora aqui no Brasil, além de Austrália, Vietnã e Indonésia. Dezenas de milhares de mosquitos infectados com Wolbachia, uma bactéria especial que suprime a dengue, serão lançados em comunidades específicas todos os meses pelos próximos quatro meses. A ideia é que esses mosquitos infectados cruzem com mosquitos da dengue, a famosa espécie Aedes aegypti.