Não concordo muito com quem diz que rede social X matou rede social Y, ou quanto um serviço ‘desapareceu’ com outro. Na verdade, os comportamentos vão mudando, e os serviços que passam a fazer sucesso são aqueles alinhados com as novas vontades e necessidades do público.
Apesar dos exageros, com paráfrases de seriados de sucesso, esse curta-documentário de Casey Neistat mostra exatamente isso – o Snapchat faz sucesso entre os adolescentes por satisfazer a necessidade deles sobre coisas efêmeras, trabalhando com informações do agora e não armazenando nada por tempo suficiente para que possam ser usadas contra eles em algum momento do futuro.
O modelo de funcionamento do Snapchat faz muito mais sentido para esses teens, já que a perenidade dos perfis na web pode ser preocupante para quem ainda está testando e descobrindo os limites. Eles não querem ser julgados pelas coisas que fizeram enquanto ainda não eram maduros o suficiente, e as postagens que perecem depois de um determinado tempo ajudam a não criar um “histórico” virtual com que eles tenham que se preocupar.
“Não existe uma pressão para ser falso ou se produzir demais, porque tudo vai desaparecer em poucos segundos, de qualquer forma”, pondera David Pierce, do The Verge.
o Snapchat faz sucesso por não armazenar nada por tempo suficiente para que possam ser usadas contra os teens
Com o auxílio da snapcelebridade Jerome Jarre, Casey consegue mostrar como funciona esse mundo de quem tem como principal a diversão como a principal preocupação do dia. Claro que o retrato é norte-americano, mas vale conferir para antecipar uma possível tendência também no Brasil.
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
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